Polícia prende suspeito e desarticula laboratório clandestino de anabolizantes

Compartilhe

A equipe do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc) prendeu um empresário de 29 anos, na última nessa sexta-feira (24), e fechou um laboratório clandestino de anabolizantes que o suspeito mantinha em Vila Velha, com distribuição do material para todo o Brasil. No local, foram apreendidos maquinário, insumos, arma, munições, balança de precisão, bomba de vácuo, tanque de esterilização e muitos anabolizantes e medicamentos. As informações foram repassadas em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (27), na Chefatura da Polícia Civil do Espírito Santo, em Vitória.

A equipe do Departamento vinha investigando, desde 2020, o comércio ilegal de medicamentos sem o controle da Agência Nacional de Segurança Sanitária (Anvisa) e sem prescrição médica. De acordo com o titular do Denarc, delegado Tarcísio Otoni, os policiais, ao fazerem um trabalho de campo, conseguiram identificar o indivíduo que é dono de uma loja de suplementos, no bairro Santa Mônica, em Vila Velha. “Ele acessava o depósito e pessoalmente entregava os remédios para os motoboys que faziam a entrega desses anabolizantes na Grande Vitória, no interior do Estado, e para outros Estados da Federação, pelo serviço de entrega postal”, explicou.

O empresário foi monitorado pela equipe de campo e pelo serviço de inteligência do Departamento e foi identificado o depósito. Durante o flagrante delito, o suspeito estava entregando uma sacola contendo anabolizantes para um motoboy.

A equipe, ao entrar no depósito, descobriu que o imóvel funcionava também como um laboratório clandestino. No local havia vários equipamentos e adesivos da sua própria marca de anabolizantes, que era vendida para todo o território nacional.

O empresário foi autuado em flagrante delito por venda ilegal de medicamentos e porte regular de arma de fogo, sendo encaminhado para a unidade prisional, ficando à disposição da Justiça.

 

Medicamentos

O empresário não tinha formação nem em Química, nem em Farmácia para fabricar medicamentos e prescrever receitas médicas. De acordo com a delegada adjunta do Denarc, Larissa Lacerda, no local foram encontrados três tipos de anabolizantes, e na sua maioria eram de uso veterinário, não sendo de utilização para humanos. Além disso, o investigado tinha remédios controlados que necessitam de prescrições médicas. Esses medicamentos eram vendidos junto com os anabolizantes, para aumentar a eficácia ou para prevenir alguns efeitos colaterais dos anabolizantes.

“Os anabolizantes têm efeitos maléficos para quem os consome. O empresário tinha medicamentos para reparar os danos causados pelos anabolizantes, além disso, clandestinamente, ele fabricava os anabolizantes sem a autorização da Agência Sanitária”, explicou.

Durante as diligências foram encontradas 250 ampolas de medicamentos prontas, totalizando R$ 100 mil de material clandestino. As investigações apontaram que as ampolas eram vendidas sem receita médica, por aproximadamente R$ 350 cada unidade.

O detido foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana e o Inquérito Policial segue em andamento. Denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181 ou diretamente ao Denarc.

 

Texto: Brenda Corti

Leia também

Secretaria de Saúde inicia campanha de vacinação contra a poliomielite

  Teve início nesta segunda-feira, 08, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, coordenada pelo Ministério da Saúde....

Capixaba que testou positivo para varíola dos macacos em Alagoas volta ao Espírito Santo e é monitorado

    Vírus Monkeypox visto usando microscopia — Foto: Getty Images/Via BBC O turista capixaba que testou positivo para varíola dos...

Campanha oferece 18 tipos de vacina para crianças e adolescentes, entre elas a que previne poliomielite

Lara Lorraine de Souza Oliveira levou seu filho Juvenil Neto, de 2 anos, para vacinar contra Poliomielite A Campanha...

Bolsonaro recebe Moraes e diz que vai à posse dele no TSE

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu nesta quarta-feira (10) o ministro Alexandre de Moraes...

Grades de água pluvial e rede de esgotos recebem reparos

Funcionários da secretaria de Obras da prefeitura de Barra de São Francisco, realizaram reparos em grade de esgotos...

Pequena indústria tem o melhor Índice de Desempenho no segundo trimestre em 11 anos

As pequenas indústrias brasileiras registraram melhora do desempenho e da situação financeira no segundo trimestre de 2022. Segundo...

Corpo de homem com marcas de tiros é encontrado dentro de lote em Barra de São Francisco

O corpo de um homem de 30 anos, identificado como Ademir Peca Cassemiro, foi encontrado caído com duas...

Abaixo assinado apoia projeto que amplia tempo de planejamento dos professores

  No início da manhã desta terça-feira (09), o abaixo assinado em apoio ao Projeto de Lei 303/2022, do...