Polícia Militar realiza Operação Curupira II em Santa Teresa

Compartilhe

A Polícia Militar do Espírito Santo, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), juntamente com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), realizou nesta quinta-feira (19) a Operação Curupira II, no município de Santa Teresa.

A ação tinha como objetivo fiscalizar 12 pontos alvos de denúncias de desmatamento da mata atlântica na região. O comandante do BPMA, tenente-coronel Cosme Carlos da Silva e o gerente regional, André Luiz Oliveira Cirqueira estiveram presentes na ação. Foram empenhados 22 policiais do BPMA e oito viaturas, além dos agentes do Idaf. A ação contou com o apoio do Comando de Operações Táticas em Mata Atlântica (COTAMA).

Já pela manhã, na localidade Santo Anselmo, os policiais flagram uma área desmatada que soma 15 mil metros quadrados. A região é de Área de Proteção Permanente, tendo em vista a existência de uma nascente na local. Há indícios de parcelamento irregular do solo, com o indicativo de ser um loteamento irregular.

O BPMA continuará intensificando a fiscalização ambiental, de modo a contribuir para um meio ambiente ecologicamente equilibrado e no bem estar das gerações de hoje e do futuro. O cidadão pode realizar a denúncia anônima de crimes ambientais através do número 181, ou pelo site https://www.disquedenuncia181.es.gov.br/ 

Operação Curupira

Essa foi a segunda edição da operação, que visa inibir o desmatamento ilegal, o parcelamento irregular de solo e agressões ao meio ambiente, muitas vezes em decorrência do desenvolvimento urbano e turístico e sua consequente especulação imobiliária.

Na primeira edição, realizada no último dia 13 de maio, em Domingos Martins, a Polícia Militar fiscalizou 44 pontos, sendo duas barragens interditadas. Em um dos terrenos denunciados, uma máquina retroescavadeira foi encontrada no local, mas não estava sendo utilizada no momento.

A operação leva o nome de Curupira, personagem folclórico brasileiro que era o protetor das matas.

Leia também

Verduras e legumes são entregues nas casas populares do bairro Colina em Barra de São Francisco

Na última sexta-feira (01), a prefeitura de Barra de São Francisco, através da secretaria de Agricultura, distribuiu 28...

Juiz impõe restrições e manda soltar homem que agrediu filha e esposa em Vila Pavão

A Justiça mandou soltar e impôs uma série de restrições ao homem de 51 anos que arrastou a...

Defesa Civil Nacional anuncia ações emergenciais para apoiar municípios alagoanos atingidos por chuvas intensas

A Defesa Civil Nacional realizou, nesta segunda-feira (4), uma coletiva de imprensa sobre as fortes chuvas que atingem...

Agente de turismo é preso por aplicar golpes com pacotes de viagens falsos

Por Brenda Corti A equipe da Delegacia de Polícia (DP) de Marataízes prendeu um homem de 31 anos, no...