Polícia Militar participa da solenidade em comemoração à colonização do solo espíritossantense

Compartilhe

A Polícia Militar do Espírito Santo participou da solenidade em comemoração ao aniversário de 487 anos de Vila Velha e a colonização do solo espírito-santense. O evento foi realizado no Centro do município, na manhã desta quinta-feira (23). Na oportunidade, a PMES agraciou civis e militares com a medalha “Vasco Fernandes Coutinho”, maior honraria concedida pela Instituição, e participou do tradicional desfile cívico-militar.

O evento teve início às 8h, com a passagem do governador do Estado, José Renato Casagrande, em revista à tropa formada da Polícia Militar. Ao final, ele foi recepcionado pelo comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus.

Com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e de Vila Velha, ocorreu a recepção do fogo simbólico, trazido por atletas paraolímpicos. Esse ato, além da assinatura do decreto pelo governador Casagrande, representou a transferência da capital do Estado para Vila Velha no dia de hoje, em homenagem ao aniversário do município, origem da colonização capixaba.

“Hoje temos muito a comemorar. Vasco Fernandes Coutinho escolheu esse lugar fantástico para ocupar e tornar o berço do nosso Estado. Por isso estamos aqui para anunciar melhorias e obras de infraestrutura importantes para a população de Vila Velha, especialmente o tratamento de esgoto e as estações de bombeamento, que irão contribuir para a resolução das inundações em períodos de chuva. Estamos fazendo tudo que é possível, junto à prefeitura do município, para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Viva, Vila Velha! Viva o Espírito Santo!”, ressaltou o governador Renato Casagrande.

O ponto alto da solenidade foi o desfile cívico-militar, um dos momentos mais aguardados pela multidão presente. Além das escolas, as Forças Armadas e Instituições de Segurança Pública desfilaram na extensão da Avenida Jerônimo Monteiro arrancando muitos aplausos da população. Em especial, a Polícia Militar foi representada pelos policiais militares da Academia de Polícia Militar (APM), Unidades Especializadas, pela Banda de Música e pelo projeto social Banda Júnior. O grupamento apresentou equipamentos, viaturas e animais utilizados no cotidiano do serviço policial militar. 

Medalha Vasco Fernandes Coutinho

Ainda na solenidade, a Polícia Militar agraciou 46 policiais militares – sendo dois da PMBA – e quatro civis com a medalha Vasco Fernandes Coutinho. Um dos homenageados foi o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho.

A condecoração é destinada aos militares pelos valiosos serviços ou ações meritórias prestadas à Corporação ou à sociedade capixaba.

De forma excepcional, a medalha destina-se também a autoridades civis e eclesiásticas, pessoas jurídicas e órgãos públicos ou autárquicos, que tenham se destacado na vida pública ou, por quaisquer atos, tenham cooperado ou prestado à corporação serviços de excepcional relevância ou cujas iniciativas, no exercício de suas funções ou atividades profissionais, redundam em benefício da PMES.

 

Leia também

Homem morre em acidente na BR-101 a caminho de comemoração pelo aniversário da esposa

  Carro que a vítima dirigia bateu com uma carreta na altura do km 313,2 da rodovia Um homem de...

Faixas de pedestres foram feitas em frente a creche do bairro Cruzeiro

Servidores da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil Municipal fizeram novas faixas de pedestres em frente...

Astrologia: é destino ou podemos escolher nossos caminhos?

  Estudo milenar que analisa a posição dos astros no céu explica sobre como funciona a ideia de destino...

Prefeito autoriza início das obras de urbanização e pista de caminhada no Condomínio dos Anjos

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos assinou nesta sexta-feira, 1º de julho, a Ordem...

Aeroporto de Vitória volta a ter voos diretos para Fortaleza

O Aeroporto de Vitória vai voltar a ofertar voos diretos para Fortaleza a partir de julho. O voo inaugural...

Conta de água e esgoto vai ficar mais cara a partir de agosto no Espírito Santo

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos (ARSP) do Espírito Santo publicou, nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial,...

Festa de São Pedro começa nesta sexta, 1º, com fogueira gigante e desfile de escolas municipais

A Festa de São Pedro, que acontece no terreno da rodoviária, a partir das 18h desta sexta-feira, 1º...

Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, testa positivo para Covid-19

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), divulgou, na manhã desta segunda-feira (4), que testou positivo para...