Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizam formatura de novas turmas de sargentos

Foto: Hélio Filho/Secom

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo realizaram, na manhã desta sexta-feira (16), as solenidades de formatura dos alunos do Curso de Habilitação de Sargentos (CHS). As cerimônias contaram com a presença do governador Renato Casagrande e ocorreram, respectivamente, no auditório do Hospital da Polícia Militar, em Bento Ferreira, e na quadra do Quartel do Comando-Geral dos Bombeiros, na Enseada do Suá, ambos em Vitória.

Ao todo, 347 novos sargentos serão incorporados aos quadros da Polícia Militar e 52 ao Corpo de Bombeiros. Os cursos tiveram duração de 10 meses e passaram por diversas adaptações para que pudessem ser concluídos, mesmo em situação de pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19).

Em suas falas, o governador Casagrande parabenizou os formandos e destacou a importância da função. “Os sargentos têm o papel de liderar a equipe de trabalho e de estar à frente das ações da PM e dos Bombeiros, colocando em execução aquilo que estrategicamente foi decidido. Participam também das decisões e execuções estratégicas. Importante saber o papel do sargento para deixar sua tropa motivada. Compreender a responsabilidade que vocês exercem agora é fundamental. A instituição tem dado uma contribuição extraordinária à população capixaba, em especial, neste ano que tem sido difícil para todos nós”, afirmou.

Casagrande reforçou que essa é mais uma ação do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, retomado no início de 2019 e que vem contribuindo com a redução da violência no Espírito Santo.

“Governei o Estado de 2011 a 2014 e, quando assumi, tínhamos uma segurança pública fragilizada, sem efetivo, sem armamento, viatura e equipamento e em quatro anos com o Estado Presente investimos e reestruturamos e deixamos muito mais adequada. Voltamos em 2019 e estamos tendo que refazer o trabalho. Tomamos decisões importantes desde que assumimos o Governo, dando um passo a cada dia. Há muito tempo que nossas forças de segurança não realizavam tantas operações e vamos colher esses frutos. Parabéns pelo trabalho que têm feito pela sociedade capixaba”, pontuou o governador.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, destacou a importância da conclusão dos cursos e as promoções dos cabos a terceiros sargentos.

“Quando a pandemia chegou tivemos uma série de notícias falsas e desanimadoras em relação ao Governo, de pessoas que queriam prejudicar, afirmando que as promoções não sairiam mais e que o governador iria suspender os cursos. Hoje, estamos aqui, mostrando todo o comprometimento do Governo com a tropa e formando novos sargentos nas nossas Corporações. Nós precisamos muito dos nossos sargentos na nossa labuta diária. Temos que agradecer ao Governo que pensa e respira a Segurança Pública e entende os anseios da família e da sociedade capixaba”, afirmou Ramalho.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, também citou os desafios trazidos pela pandemia, mas também agradeceu a todos pelo empenho e dedicação durante o período mais crítico do ano de 2020.

“O esforço e trabalho de todos os nossos profissionais, oficiais e equipe de Governo foi fundamental para que esse curso pudesse ser concluído. Hoje estamos entregando militares formados de forma segura, somente pela coragem do governador Renato Casagrande, que mesmo com a pressão, tomou decisões duras e que se mostraram corretas. Não foi fácil, mas hoje estamos colhendo grandes resultados. Nosso Estado virou referência nacional nas ações de enfrentamento à pandemia”, destacou Cerqueira.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, também lembrou de agradecer aos familiares dos militares formandos, que passaram por momentos de apreensão, mas deram todo o apoio para que os novos sargentos pudessem estar, hoje, à disposição da sociedade capixaba.

“Nessa oportunidade quero começar agradecendo ao governador pelos investimentos que vem fazendo na Corporação, dando mais dignidade aos nossos militares, e a finalização do CHS é uma vitória, possível pelo empenho de toda a equipe de Governo. Quero parabenizar os 347 novos sargentos pela dedicação ao curso e tenho certeza que muitos foram os desafios nessa jornada, mas com perseverança e dedicação as adversidades foram superadas. Agradeço aos familiares por terem sido alicerces para que os nossos novos sargentos tenham chegado”, discursou Caus.

Durante o evento de formatura do CHS da PMES, o governador Renato Casagrande ainda recebeu uma placa de homenagem dos alunos, pelo esforço em dar continuidade ao CHS, mesmo em meio à pandemia da Covid-19.

Promoção de soldados a cabo é antecipada

Durante a solenidade no HPM, o governador realizou o ato simbólico de sanção do projeto de lei que irá permitir a promoção dos soldados aptos ao posto de cabo da Polícia Militar em 28 de outubro, Dia do Servidor Público, que por conta da pandemia haviam sido adiadas somente para o mês de dezembro.

“Essa é mais uma amostra do quanto temos um governador que se preocupa com a dignidade e melhores condições de trabalho dos nossos policiais. Os investimentos estão sendo feitos na parte estrutural e também nos nossos recursos humanos”, concluiu o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus.

Leia mais

Bispo de Crateús (CE), veneciano Dom Ailton Menegussi testa positivo para Covid-19

O veneciano e bispo da cidade de Crateús,...

Secretaria de Saúde do Espírito Santo orienta sobre cuidados durante isolamento social

Em tempos do novo Coronavírus (COVID-19), a Secretaria da Saúde (Sesa) ressalta cuidados importantes para quem mora com paciente em isolamento; para aqueles que cuidam...

Boa Esperança registra mais duas mortes por Covid-19

O município de Boa Esperança confirmou, na manhã...

Ambulância com cápsula de isolamento vai transportar pacientes com Covid-19

Com o aumento diário do número de infectados...

Leia também

MP em discussão no Congresso Nacional pode aumentar volume de crédito oferecido a empresários paranaenses

A obtenção de crédito por empreendedores brasileiros tem se tornado um entrave durante a crise financeira ocasionada pela pandemia. No Paraná, segundo pesquisa do...

Leilão do saneamento básico em Alagoas deve aumentar percentual da população que recebe atendimento de coleta de esgoto

O serviço de saneamento básico deve ter um novo cenário na região metropolitana de Maceió nos próximos anos. Atualmente, segundo dados do Sistema Nacional...

Mais de 313 mil empregos foram criados em setembro

egundo o Ministério da Economia, é o melhor resultado para setembro desde que foi criado o Caged, em 1992. Foto: Wilson Dias / Agência...

Programa Vigiar SUS é lançado pelo Ministério da Saúde

Foto: Sumaia Villela / Agência Brasil Vigilância, alerta e resposta a ações para melhorar a saúde e o bem-estar da população brasileira. Para isso,...