Polícia Militar Ambiental e IDAF realizam primeira operação conjunta após celebração de convênio técnico

Compartilhe

A primeira ação conjunta após celebração de convênio entre a Polícia Militar Ambiental e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) – acordo esse que permite os policiais militares do BPMA lavrarem autos de infração por cometimento de ilícitos ambientais – resultou na localização de uma área desmatada de 7,8 hectares de vegetação nativa sem autorização, no município de Alegre.

A ação ocorreu após denúncia anônima registrada pelo disque denúncia 181. De acordo com os policiais, parte da vegetação estaria em Área de Preservação Permanente (APP) às margens do curso d’água que corta a propriedade e pertence a um pecuarista da região. Além disso, o desmatamento foi realizado com intuito de formação de pastagem.

Desta forma, foram aplicadas multas por desmatar em APP e desmatar área de vegetação nativa em estágio inicial de regeneração, além da apreensão do material lenhoso e embargo da área desmatada, conforme Lei Estadual 5.361/96, incorrendo também em crimes ambientais previstos na Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/98.

O subcomandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), major Luchi, destaca a importância do convênio realizado: “o presente convênio representa um relevante avanço para o BPMA, na medida em que, através da delegação de competência, permite aplicar sanções na esfera administrativa, que representa uma nova e importante ferramenta para melhorar a qualidade do serviço do BPMA prestado à sociedade capixaba. O convênio prevê também o compartilhamento de informações e tecnologias para aprimorar a qualidade da fiscalização ambiental realizada pelo BPMA em conjunto com o IDAFA Polícia Militar Ambiental orienta que toda a realização de exploração florestal de vegetação nativa requer prévia autorização do órgão ambiental competente, neste caso o IDAF”.

O cidadão que tomar conhecimento do cometimento de crimes ambientais pode realizar a denúncia anônima através do número 181, ou pelo sítio eletrônico (https:/disquedenuncia181.es.gov.br), colaborando para um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum de todos.

Leia também

Após dois anos de pandemia, é seguro voltar a andar de ônibus?

Seja a caminho do trabalho, seja para chegar na faculdade, quem pega ônibus todos os dias sabe da...

Programa Agro Mais inicia atendimentos em Jaguaré

  A Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Jaguaré já está em campo executando as solicitações de serviços...

Fora da Globo, Michelle Barros fará conteúdo nas redes

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Eu já não estava feliz", diz ao F5 a jornalista Michelle Barros, 42,...

Vídeos mostram danos causados por ventania em Nova Venécia

  Uma forte ventania, seguida de chuva, atingiu o município de Nova Venécia no fim da tarde desta terça-feira (17),...

Bueiros construídos e ponte ecológica recuperada em Rio do Campo, Ponte Alta e Assentamento Três Corações

Funcionários da secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, construíram mais três bueiros...

Presidente Bolsonaro se encontra com empresário Elon Musk em São Paulo

O presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou hoje (20) com o empresário Elon Musk, dono da Tesla...

Exposição promove diálogo entre Clarice Lispector e artistas plásticas

O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro (IMS Rio) inaugura hoje (21) a exposição Constelação Clarice, que...

MG: Seis cidades mineiras atingidas por desastres receberão R$ 852,1 mil

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou, nesta sexta-feira (20), o repasse de...