Polícia flagra 22 mil m² de áreas de preservação desmatadas em Santa Teresa

Compartilhe

Polícia flagra 22 mil m² de áreas de preservação desmatadas em Santa Teresa. Crédito: BPMA / Idaf

A Polícia Militar do Espírito Santo, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), realizou, nessa quinta-feira (19), a Operação Curupira II, no município de Santa Teresa, na Região Serrana do Espírito Santo. O local foi escolhido por ter um grande fragmento de Mata Atlântica preservada e em recuperação. Curupira é o personagem do folclore brasileiro que protege as matas.

No total, 22 policiais e oito técnicos do Idaf participaram da ação, que tem o foco no combate ao desmatamento ilegal, parcelamento irregular de solo e agressões de forma geral ao ecossistema.

Durante a operação, foram constatados na região de Santo Anselmo, Córrego Sujo e Tabocas, um total de três supressões de vegetação nativa, em sua maioria, em estágio médio de regeneração, somando, aproximadamente, 22 mil metros quadrados de área desmatada. Também foram flagrados duas intervenções em Área de Proteção Permanente (APP), uma construção de poço escavado com afloramento de lençol freático e o início de queima de vegetação nativa que foram dispostas em leiras.

O comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), tenente-coronel Cosme Carlos da Silva, destacou a parceria entre a Unidade Especializada da PMES e o Idaf. “Os resultados obtidos dessas operações têm sido uma ferramenta estratégica e tem surtido efeito positivo para o meio ambiente. Continuaremos trabalhando para coibir os crimes relativos ao meio ambiente nas montanhas capixabas”, disse o comandante.

Para o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, por meio do acordo de cooperação técnica, firmado recentemente entre o Idaf e o BPAs fiscalizações ambientais pelo BPMA continuarão, de modo a contribuir com o bem-estar das gerações de hoje e do futuro. O cidadão pode realizar a denúncia anônima de crimes ambientais por meio do número 181, ou pelo site www.disquedenuncia181.es.gov.br.MA, as ações de proteção às florestas do Estado ganham mais força. “O Idaf e a Polícia Ambiental, sempre foram parceiros e atuam juntos. Em breve, deve acontecer novas operações para coibir o desmatamento irregular em todo Estado. Vale ressaltar que os infratores serão autuados e as áreas embargadas para recuperação do dano ambiental”, afirmou Monteiro.

DENUNCIE DESMATAMENTO IRREGULAR

As fiscalizações ambientais pelo BPMA continuarão, de modo a contribuir com o bem-estar das gerações de hoje e do futuro. O cidadão pode realizar a denúncia anônima de crimes ambientais por meio do número 181, ou pelo site www.disquedenuncia181.es.gov.br.

 

Polícia flagra 22 mil m² de áreas de preservação desmatadas em Santa Teresa – A Parresia

Leia também

Conservador acusado de apalpar homens quando bêbado renuncia e cria nova crise para Boris

GUARULHOS, SP (FOLHAPRESS) - Mais um escândalo bateu à porta do premiê do Reino Unido, Boris Johnson. O...

Nova Venécia divulga processo seletivo para professor e supervisor escolar

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai abrir inscrições para processo seletivo...

Campeonato Municipal de Futebol de Campo previsto para começar no dia 31 de julho

  A equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da...

Prazo de emissão da DAP é prorrogado até 31 de outubro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, nessa quarta-feira (29), a Portaria nº 174, com alterações à Portaria nº...

Ministro diz que governo dá resposta certa a aumento de combustíveis

Uma semana depois de ir à Câmara dos Deputados dar explicações sobre a alta no preço dos combustíveis,...

Dieta para gastrite e refluxo

A gastrite é uma das doenças do sistema digestivo mais comuns. Ela é causada por uma inflamação, uma...

Recorde: maior moqueca capixaba do mundo é servida na Barra

A maior moqueca capixaba do mundo foi servida no almoço deste sábado (2) em Conceição da Barra, no...

Governador confirma presença na inauguração da clínica de hemodiálise em Barra de São Francisco

A inauguração da Clínica Med.Álise Maura Maria de Paula foi confirmada pela empresária Josi Lopes e o prefeito...