Polícia Federal cumpre mandados em operação contra fraude na compra de merenda escolar no Espírito Santo

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal (PF) em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, na manhã desta quinta-feira (1), em uma nova fase da operação “Snack Zero”, que investiga desvio de dinheiro público destinados à compra de merenda escolar.

A investigação apura o desvio de recursos repassados pela União para uso no programa de merenda escolar.

A suspeita é de que exista um esquema entre empresários que atuam no fornecimento de gêneros alimentícios e funcionários públicos.

De acordo com informações passadas pela PF, esses empresários combinavam o preço que seria ofertado nas licitações. Depois de ganhar o contato, a empresa passava a fornecer mercadorias diferentes do que tinham sido estabelecidas em contrato, desviando o dinheiro destinado para a alimentação dos estudantes.

Nesta terceira fase da operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão município de Cachoeiro de Itapemirim. Foram apreendidos que resultaram na apreensão de mídias e equipamentos como discos rígidos, celulares e pen drives. O conteúdo deles será analisado pela polícia.

Os crimes investigados na operação são o de fraude ao caráter competitivo de procedimento licitatório e corrupção ativa e passiva. As penas podem chegar a 12 anos de prisão.

A primeira fase da operação “Snack Zero” foi deflagrada em fevereiro de 2019. Segundo a PF na ocasião, as licitações com indícios de fraude aconteceram nos municípios de Marataízes, Fundão, Jaguaré, Vargem Alta, Muqui, Castelo, Rio Novo do Sul e Piúma. Já as empresas com suspeita de envolvimento na fraude têm sede em Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy, Marataízes, Viana e Cariacica.

Na segunda fase da operação, em setembro deste ano, um servidor da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim foi afastado das funções e outros quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas de empresários da cidade e de servidores da Prefeitura, além da própria Secretaria de Educação do município.

 

Leia mais

Mais de 15 milhões de máscaras da China chegam ao Brasil

Avião da Latam com o carregamento vindo da China – Foto: Ministério...

Idaf: 1ª etapa de vacinação contra febre aftosa começa nesta sexta-feira (01)

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) alerta os produtores rurais para...

Município de Erechim (RS) vai ter novo presídio para até 1.125 detentos

Nesta semana, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo do estado do Rio Grande do Sul (RS) assinaram um...

Secretaria da Saúde divulga 47º boletim da Covid-19

O Espírito Santo tem 557 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) até esta terça-feira (14). O...

Leia também

Operação da PF investiga esquema de migração ilegal para os Estados Unidos

  A Polícia Federal está investigando um esquema que facilita a imigração ilegal de pessoas para os Estados Unidos. As investigações da Operação Tarrafa, deflagrada na...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Nordeste do País tem previsão de chuva forte em alguns estados nesta quinta-feira (29)

A previsão do tempo para esta quinta-feira (29) no Nordeste do País é de chuva forte no sul do Piauí e no oeste e...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste terá temporais e volumes de chuva elevados nesta quinta (29)

Esta quinta-feira (29) será de temporais e altos volumes de chuva no Centro-Oeste brasileiro. Os maiores acumulados de chuva são esperados entre o Mato...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Norte do país tem previsão de chuva, nesta quinta-feira (29)

Nesta quinta-feira (29), áreas de instabilidade no alto da atmosfera mantêm a condição para chuva forte na região Norte do país. Entre o Tocantins,...