Polícia do Rio faz operação em 11 endereços ligados ao vereador Gabriel Monteiro

Compartilhe

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

CAÍQUE ALENCAR

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpre na manhã desta quinta-feira (7) mandados de busca e apreensão em 11 endereços ligados ao vereador Gabriel Monteiro (PL). A operação mira a casa do parlamentar, na Barra da Tijuca, e o gabinete dele na Câmara Municipal do Rio.

Agentes da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes) e de outras delegacias distritais também estão em outros nove endereços, todos eles de assessores, ex-assessores e empresários com alguma relação com Monteiro.

O vereador do Rio de Janeiro é investigado pelo suposto crime de disponibilizar registros que contenham cenas de sexo explícito ou pornografia envolvendo criança ou adolescente.

Segundo informações do jornal “O Globo”, a Polícia Civil foi às ruas após decisão do juiz Guilherme Grandmasson Ferreira Chaves, que atendeu pedido do delegado Luís Armond, titular da 42ª DP. O magistrado autorizou a apreensão de material e outros objetos que possam conter relação com a prática do crime pelo qual Monteiro é investigado.

Entre os equipamentos que podem ser apreendidos estão laptops, computadores, tablets, celulares, kindles, smartphones, mídias externas e portáteis, como HDs, pendrives, CDs e DVDs. Em imagens divulgadas pela TV Globo, policiais aparecem carregando malas, computadores e analisando documentos na área externa do imóvel do vereador.

A reportagem entrou em contato da assessoria de imprensa de Monteiro e aguarda retorno.

VÍDEOS ESCONDIDOS

De acordo com outra reportagem do jornal “O Globo”, publicada nesta quinta, ex-assessores de Monteiro afirmaram à Polícia Civil que o parlamentar mantém em casa, na Barra da Tijuca, um cofre camuflado para guardar HDs criptografados. O conteúdo do equipamento, segundo o jornal, é acessado apenas por senha.

Os relatos dos ex-funcionários são de que esse HD e outros equipamentos guardam vídeos de orgias que o vereador participaria na própria residência, inclusive com participação de menores de idade.

Os depoimentos foram prestados na última terça-feira (5), na 42ª DP (Recreio), no âmbito de um inquérito que apura o vazamento de um vídeo íntimo no qual uma adolescente de 15 anos e Monteiro aparecem mantendo relações sexuais.

CONSELHO DE ÉTICA

Também na terça-feira (5), o Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro decidiu abrir representação disciplinar com pedido de cassação do mandato contra o vereador Gabriel Monteiro. A decisão foi unânime.

O presidente do Conselho de Ética, vereador Alexandre Isquierdo (DEM), afirmou que os indícios de edição e direcionamento de vídeos, com exposição de crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade, podem configurar quebra de decoro parlamentar.

Isquierdo disse ao UOL que a representação está fundamentada nos vídeos, uma vez que o conselho ainda não teve acesso às investigações policiais. Ex-PM, Gabriel Monteiro foi alvo também de denúncias de estupro e assédio sexual. Ele nega as acusações.

Reportagem da TV Globo mostrou que Monteiro forjou cenas de seus vídeos no YouTube. No material bruto do vídeo, o vereador orienta uma criança a dizer que está sem comida. Na versão editada, publicada nas redes sociais dele, o vereador leva a menina ao shopping e ela diz que está “comendo o que mais gosta”.

Novas denúncias contra Gabriel Monteiro continuam chegando ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, afirmou Chico Alencar (PSOL-RJ), durante entrevista ao UOL News.

Alencar, que é membro do Conselho de Ética da Câmara do Rio, comparou o caso de Gabriel Monteiro com o de João de Deus — médium condenado a mais de 100 anos de prisão por crimes sexuais cometidos da cidade de Abadiânia, no interior de Goiás.

Leia também

RELP: Empresários têm até dia 31 de maio para regularizar dívidas com desconto

Para manter parte do negócio de pé durante a pandemia da Covid-19, o carioca Mário Cunha precisou optar...

Corpo de idosa que sumiu após sair de missa é encontrado boiando em rio no Espírito Santo

Foi encontrado na tarde de sábado (21) em um rio em uma região de mata próximo ao limite...

INDICADORES: preço do café arábica sobe nesta quarta-feira (18)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a quarta-feira (18) com alta de 0,02% no preço...

Inmet emite alerta de risco à saúde por conta de frio intenso

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de riscos à saúde devido à queda brusca de temperatura em...

Ana Marcela Cunha garante ouro na Espanha

Ana Marcela Cunha voltou a mostrar que é um dos grandes nomes da natação em águas abertas na...

Seleção de Água Doce do Norte enfrenta Barra de São Francisco neste sábado pela Copa SESPORT

Após um tumultuado final de semana, onde o time de Barra de São Francisco visitou Água Doce do...