Poços de Caldas, em Minas Gerais, poderá captar até R$ 26,3 milhões para obras de mobilidade urbana

Compartilhe

A cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, vai poder financiar até R$ 26,3 milhões em recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para investir em obras de qualificação viária e elaboração de estudos e projetos, por meio do Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana. A portaria que autoriza a contratação do financiamento foi publicada na edição desta quinta-feira (23) do Diário Oficial da União<\/a> (DOU). 

A cidade mineira vai usar os recursos em obras de pavimentação, recapeamento e implantação de calçadas acessíveis, ciclovias e paraciclos, arborização, drenagem e sinalização viária nas Avenidas João Pinheiro, Mansur Fraya e Silvio Monteiro, além da construção de uma ponte e uma passarela de pedestres na Avenida João Pinheiro. O financiamento serão usado ainda na elaboração de Projeto Executivo e Plano de Mobilidade.

“Os investimentos em projetos de mobilidade urbana proporcionam mais qualidade de vida à população. E o Governo Federal busca estimular que estados e municípios promovam esse tipo de iniciativa. O Avançar Cidades é uma alternativa para o financiamento de ações de mobilidade. As inscrições podem ser feitas a qualquer tempo”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.

O financiamento das obras pelo FGTS segue as disposições previstas no Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) e é regulamentado pela Instrução Normativa n. 3/2021.

Condições para o financiamento

O cadastramento de projetos para o Avançar Cidades – Mobilidade Urbana é contínuo e pode ser feito neste link. Podem apresentar propostas os municípios interessados em melhorar a circulação das pessoas nos ambientes urbanos. A divulgação das portarias de seleção das propostas representa a última etapa para a obtenção do financiamento.

Após a seleção final pelo MDR, os municípios têm até um ano para formalizar a contratação da proposta com o agente financeiro. O apoio federal se dá por intermédio do financiamento das ações de mobilidade, voltadas à qualificação viária, ao transporte público coletivo (urbano), ao transporte não motorizado (transporte ativo) e à elaboração de planos e de projetos executivos.

A taxa nominal de juros das operações de empréstimo do Pró-Transporte é de 6% ao ano, podendo ser acrescida taxa diferencial de até 2% e taxa de risco de crédito de até 1%. O prazo para a quitação total pode chegar a 20 anos, com carência de até 48 meses para o início do pagamento.

Dúvidas e mais informações: avancar.mobilidade@mdr.gov.br.

Foto: Divulgação/MDRFoto: Divulgação/MDR

Leia também

Empresa de tecnologia catarinense busca 50 técnicos de informática no Espírito Santo

A GovernarTI, empresa de tecnologia e segurança eletrônica de Blumenau (SC), está buscando expandir seus negócios no Espírito...

Enap reúne ideias e propostas para criar Agenda de Futuros para o Brasil

O webinário “Tempo de criar: uma agenda de futuros para o Brasil”, promovido pela Escola Nacional de Administração...

Depen tem meta de gerar 100 mil vagas prisionais até 2023

Uma das metas do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, é gerar...

“Será o paraíso se cumprir as metas”, diz Paes sobre leilão da Cedae

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse nesta tarde (25) que o sucesso da...

Mulheres que denunciaram Marcius Melhem escrevem carta em apoio a funcionárias da Caixa

MÔNICA BERGAMO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Mulheres que denunciaram o ex-diretor do departamento de humor da Globo...

Prefeitura de Barra de São Francisco realiza coleta de exame preventivo (Papanicolau) no distrito de Santo Antônio

 A Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 27 de...

Moradora de Nova Venécia muda história de vida através do trabalho com as unhas

  Uma história que pode servir de exemplo para muitas pessoas é a da nails designer ou, designer de...