Plataforma Vacina e Confia: passaporte vacinal agora está disponível no celular

Compartilhe

Para aqueles que já possuem o esquema vacinal completo contra o novo Coronavírus (Covid-19), com a primeira e a segunda dose ou vacina de dose única, a Plataforma Vacina e Confia tem uma novidade. Pelo celular, também é possível ter acesso ao passaporte vacinal com informações para acesso aos ambientes em que há a obrigatoriedade da apresentação do mesmo.

A novidade é mais uma iniciativa desenvolvida em parceria entre a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Quem ainda não se vacinou ou está com esquema em atraso, o passaporte também informa a situação atual.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, destaca o trabalho constante do Governo do Estado na plataforma. “Visando o desenvolvimento de atualizações importantes no Vacina e Confia para aproximar o cidadão capixaba do serviço de vacinação, facilitando essa experiência e dando mais transparência ao processo. O novo modelo do passaporte vacinal é mais uma proposta que facilita a identificação da situação vacinal do cidadão no acesso a eventos ou atividades que necessitem apresentação”, pontuou.

“O passaporte vacinal gerado eletronicamente pelo Vacina e Confia ES permite ao cidadão customizar sua apresentação, com a inclusão de sua foto em apenas um clique, proporcionando maior segurança, velocidade e comodidade ao utilizar o passaporte vacinal para acesso seguro a eventos, estabelecimentos e atividades destinadas aos vacinados. Também permite a visualização integrada com as vacinas registradas no cartão digital de vacinação do cidadão, apresentando os dados em três idiomas: português, inglês e espanhol. Desta forma, o passaporte governamental é válido internacionalmente”, afirmou o pesquisador do LAIS, Fernando Lucas.

De acordo com ele, 75% do total dos 53 milhões de acessos realizados ao Vacina e Confia ES desde julho foram originados a partir de dispositivos móveis. “Proporcionar uma experiência simples, intuitiva e calibrada ao cidadão, principalmente em dispositivos móveis é nossa prioridade”, reforçou Fernando Lucas.

Dados da Plataforma Vacina e Confia

Na última semana, a Plataforma Vacina e Confia registrou a solicitação de mais de 250 mil certificados de vacinação. Desde o início de sua atividade, em julho deste ano, a Plataforma já registrou mais de 14 milhões de certificados gerados. O aumento registrado no período ocorreu, sobretudo, devido às inconsistências no sistema do ConectSUS, do Ministério da Saúde. A plataforma acumula, desde julho, cerca de 53 milhões de acessos, totalizando 1.067.250 usuários únicos e quase 3,3 milhões de cadastros.

Projeção para Risco Muito Baixo

Outra novidade disponível para acesso da população capixaba é a projeção de data para que microrregiões e municípios possam alcançar as metas de vacinação para classificação no Risco Muito Baixo (cor azul no Mapa de Gestão de Risco da Covid-19).

A projeção aparece ao rolar o cursor do computador para baixo, na Plataforma Vacina e Confia (https://vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao/) na aba “Meta para Classificação do Município Azul”. Abaixo do “Visão por município”, há a opção de “% (porcentagem)” e a de calendário, que ao clicá-lo, tem-se as datas.

Na proposta, leva-se em consideração o ritmo de vacinação de cada município e microrregião nos últimos 15 dias, de acordo com os dados registrados pelos municípios na plataforma. O sistema realiza uma média diária com base nas informações que são atualizadas para a projeção de quando a média poderá ser alcançada. Se há aumento no ritmo de vacinação, a data diminui. Se houver a diminuição no ritmo, haverá a ampliação na data projetada.

Leia também

Botafogo vence lanterna Fortaleza no fim e entra no G6 do Brasileiro

O Botafogo fez a festa dos mais de 23 mil torcedores que estiveram no estádio Nilton Santos neste domingo (15) à...

Área de festa sendo preparada no Polo Industrial para receber Zé Felipe e Frank Aguiar

A área de festa no Polo Industrial está sendo preparada pela secretaria de Transportes e estradas da prefeitura...

Produção de grãos na safra 2021/2022 pode chegar a 270,2 milhões de toneladas, projeta Conab

A produção de grãos no Brasil deve chegar a 270,2 milhões de toneladas para a safra 2021/22. É...

Capixaba Batata assina primeiro contrato profissional pelo Botafogo

O atacante capixaba João Henrique Zampier, conhecido como "Batata", assinou seu primeiro contrato profissional com o Botafogo, nesta...

Guia de pagamento do MEI Caminhoneiro já pode ser emitida pelo PGMEI

O Programa Gerador de Documento de Arrecadação do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (PGMEI) foi atualizado na segunda-feira...

Detran|ES adequa sistema de Habilitação para emissão do novo modelo de CNH

Detran adequa sistema de Habilitação para emissão do novo modelo de CNH

TSE e Telegram assinam acordo para combater desinformação nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a rede social de troca de mensagens instantâneas Telegram assinaram hoje (17) um acordo para combater...

Adolescentes do Projeto Jovem do Futuro de Barra de São Francisco passam por avaliação médica

Os adolescentes que estão participando do Projeto Jovem do Futuro, implantado há dois meses, estão cada vez mais...