Plataforma Vacina e Confia: cadastro auxilia profissionais no dia a dia da vacinação contra Covid-19

Com quase dois milhões de cadastros realizados desde o início do funcionamento, que foi na última terça-feira (13), a Plataforma Vacina e Confia do Governo do Estado traz, em uma das funcionalidades, o auxilio e a agilidade no dia a dia do serviço de saúde no momento da vacinação do cidadão contra a Covid-19.

“É uma estratégia que veio para auxiliar o trabalho da equipe de vacinação nos serviços de saúde. Temos os profissionais que ficam na triagem, os registradores e os vacinadores, mas o cidadão chegando com o cadastro já feito na plataforma tem agilizado o tempo de espera e dado mais celeridade à aplicação das doses”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

Ela destacou que o cadastro pode ser realizado por todos os cidadãos, independentemente da faixa etária ou se já completou o esquema vacinal contra a Covid-19. Informou também que é por meio dos dados disponibilizados pelo cadastro que a comunicação entre município e cidadão será realizada.

“Por isso, é importante que, no momento do cadastro, sejam disponibilizados o e-mail e o número de telefone celular para que essa comunicação ocorra. Pois será por meio desses contatos que informações sobre doses em atraso, dia de agendamento, entre outras, serão encaminhadas”, explicou Danielle Grillo.

A coordenadora ressaltou que a não realização prévia do cadastro antes da vacinação não impede que as doses sejam aplicadas, mas que tem orientado os municípios que, mesmo no momento em que o cidadão aguarda para tomar a sua dose, seja feito a abordagem para solicitar o autocadastro. “Observamos nesta semana o quanto a realização do cadastro previamente à aplicação da dose tem auxiliado o trabalho nos serviços de vacinação e essa prática precisa ser realizada cada vez mais”, enfatizou.


Leia mais

Leia também