Plataforma Midiateca Capixaba estará no ar nesta quinta-feira (30)

Compartilhe

Depois de muita expectativa, a plataforma on-line Midiateca Capixaba estará no ar para o acesso de todo o público, nesta quinta-feira (30). Como uma espécie de museu da imagem e do som, a Midiateca Capixaba vai reunir em uma plataforma digital gratuita um diversificado acervo de documentos, fotografias, vídeos, matérias de jornal, músicas, artes gráficas, livros e filmes produzidos no Espírito Santo.

Haverá no mesmo dia um lançamento especial no Palácio Anchieta, às 14 horas, com transmissão pelos canais da Secretaria da Cultura (Secult) no Youtube e da TV Educativa (TVE) no Youtube. No evento, haverá a apresentação de um vídeo produzido pela TVE sobre como acessar a plataforma.

Preservação

A Midiateca Capixaba é, para além de uma plataforma on-line, uma política de Estado visando à preservação das coleções e à difusão deste rico patrimônio que está salvaguardado nas instituições culturais do Espírito Santo. O projeto envolve parcerias, pesquisas, oferta de formações, interação com o público, abrangendo as demandas daqueles que realizam a gestão destes bens e daqueles para quem estes bens são preservados – a sociedade capixaba. 

O acervo

Já na estreia da plataforma, será possível conhecer acervos dos espaços da Secult, como Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), Galeria Homero Massena (GHM), Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) e Museu do Colono, além de parte dos acervos do Palácio Anchieta e do Arquivo Público. Centenas de fitas em formato U-matic da TV Educativa já foram digitalizadas, e serão disponibilizadas no próximo mês. 

Futuramente, serão incluídos acervos do instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo (Iphan/ES), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), materiais como pesquisas contratadas ou realizadas pela Secult, os produtos de editais do Funcultura e um acervo de bens tombados e registrados no Espírito Santo. 

Plano Estadual de Cultura

O projeto segue uma das ações previstas no Plano Estadual de Cultura, que indica a construção de um centro de documentação com um banco de dados e acervo da produção cultural no Estado, disponibilizando acesso a esses conteúdos em plataformas digitais. A plataforma reunirá, pela primeira vez, o máximo de informações sobre diferentes instituições no mesmo ambiente, patrimônio tombado e registrado, além dos trabalhos produzidos pelos Editais da Cultura em um local só. 

A plataforma 

Como base tecnológica, a plataforma que irá abrigar os arquivos da Midiateca Capixaba será a Tainacan, um software livre de código aberto desenvolvido pela UnB. A plataforma é customizável, com a possibilidade de adaptação nos diferentes formatos de acervo. 

O projeto Midiateca Capixaba conta com convênio celebrado entre a Secult, a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), cooperação técnica com o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e tem parceria com a Ufes, o Instituto Oi Futuro e o Iphan/ES.

Lançamento da plataforma Midiateca Capixaba 

Data: 30/06 (quinta-feira)

Horário: 14 h.

Transmissão: Pelos canais da Secult no Youtube. AQUI e da TVE AQUI

Leia também

Caminhão tomba na obra do asfalto entre Santo Agostinho e Córrego Azul em Água Doce do Norte.

  Um acidente assustou quem passava pela estrada que liga os distritos de Santo Agostinho e Santa Luzia do...

Lote 6: fotos do show de Michel Teló no 1º Leilão Solidário de Barra de São Francisco

Aconteceu neste sábado, 6 de agosto de 2022, o 1º Leilão Soldiário de Barra de São Francisco. O...

Leilão dos imóveis da prefeitura será no dia 24 de agosto

A Prefeitura de Barra de São Francisco marcou para o dia 24 deste mês o leilão de três...

SEMTE reforma bueiro no córrego Denzol, interior do distrito de Paulista

Mais um bueiro com manilhas e escória de granito foi reconstruído pelos servidores da Secretaria Municipal de Transportes...

O que é carga tributária? Entenda o que representam os impostos cobrados no país

Em meio aos debates sobre reforma tributária, muito se fala sobre a elevada carga tributária do Brasil. Mas,...

Campanha Antirrábica começa dia 15 em Vila Pavão

  A campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos em Vila Pavão começa no próximo dia 15,...

Campeonato Capixaba: “Feliz de voltar a ter o título de maior artilheiro em atividade do mundo”, afirma Túlio Maravilha

Aposentado há três anos, o atacante Túlio Maravilha foi apresentado oficialmente, nesta quinta-feira, como novo reforço do Sport-ES....

Secretaria de Saúde amplia atendimento para realização de teste do pezinho

A jovem Hellen Peixoto Garcia, de 20 anos, levou seu filho Yago Garcia no Pavilhão Municipal para fazer...