Plataforma já oferece mais de 800 serviços gratuitos ou liberados em caráter emergencial

ETy15PfXsAEmK7R.jpeg

A crise do coronavírus tem despertado a criatividade e a solidariedade de vários brasileiros. E para conectar quem quer ajudar e quem precisa de ajuda, o Governo Federal lançou há um mês e meio a plataforma Todos por Todos. Em 45 dias, já são 810 serviços doados ou liberados em caráter emergencial, como auxílio para realocação de emprego e cursos à distância.

O espaço teve início com serviços de órgãos federais e de universidades, como a oferta de cursos à distância, mas com o tempo, a adesão se multiplicou e, com isso, empresas, entidades e associações e órgãos públicos de todo País passaram a oferecer serviços e produtos de graça ou em caráter de emergência para ajudar a reduzir os impactos sociais e econômicos da pandemia.

O diretor de Experiência do Usuário da Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, Joelson Vellozo Júnior, destacou que, em tempos de isolamento social, a plataforma Todos por Todos leva à população novas ferramentas para ajudar e facilitar o dia a dia. 

“Milhares de brasileiros visitaram à página para conhecer informações atualizadas sobre o combate à Covid-19, sobre como acessar serviços públicos digitais essenciais sem sair de casa e também acessar ferramentas de produtividade, de bem-estar, entretenimento e centenas de cursos de capacitação à distância”, disse. 

Cada um doa o que dispõe. Um escritório de advocacia presta serviço jurídico de apoio a pequenos negócios. Uma empresa de recolocação de pessoas acima de 50 anos no mercado de trabalho aderiu para oferecer cursos que levem esse público a empreender e se atualizar para buscar formas alternativas de trabalho. Há ainda opção de aplicativo para conectar diretamente clientes e prestadores de serviços de forma gratuita enquanto durar a pandemia. 

De acordo com o Ministério da Economia, 30 empresas disponibilizam seus serviços na parte de produtividade e trabalho a distância. Há também 753 opções de capacitação online, 11 de tecnologias para auxílio da saúde física e mental, nove ferramentas para encontrar serviços a distância, informações em tempo real sobre o coronavírus e serviços públicos digitais.

O Todos para Todos tem ainda opções de entretenimento via internet, como visitas virtuais a museus e bibliotecas. A plataforma pode ser acessada no portal Gov.br. 

Serviços Digitais

Na plataforma a população pode conhecer e utilizar serviços digitais do Governo Federal. Atualmente, 55% dos 3,3 mil serviços prestados já são digitalizados.

Alguns foram criados inclusive no contexto da atual pandemia, como a solicitação de auxílio emergencial do Ministério da Cidadania, e o Seguro Desemprego do Empregado Doméstico, do Ministério da Economia.

Leia mais

Boa Esperança confirma primeiro caso de coronavírus

A prefeitura de Boa Esperança, através da Secretaria...

Casagrande flexibiliza funcionamento do comércio em 72 municípios com risco baixo e moderado

Foto: Hélio Filho/Secom O governador do Espírito Santo, Renato...

Novos processos para retirada de medicamentos estão suspensos em quatro Farmácias Cidadãs Estaduais

A partir desta terça-feira (24), a abertura de novos processos para a retirada de medicamentos nas Farmácias Cidadãs Estaduais de Cariacica (Metropolitano), Serra, Linhares...

Acidente entre motos deixa três pessoas feridas

Um acidente deixou três pessoas feridas na tarde deste sábado (02), na rodovia que liga Nova Venécia a São Mateus, próximo ao Ifes. Segundo o...

Leia também

Eleição em Presidente Kennedy vai ser entre Dorlei e Aloizio

A menos que surja um azarão de última...

Veiculo fica todo amassado ao tentar desviar de animal após capotar em Nova Venécia

Um acidente foi registrado na noite deste domingo (02/08/2020), no bairro Aeroporto, em Nova Venécia. Segundo informações, o motorista de um carro perdeu o...

Projeto prevê ampliação de inclusão digital entre jovens

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou uma publicação que traz diretrizes sobre a implantação do Programa Espaço 4.0, que...

Portaria cria cadastro eletrônico às instituições interessadas em aplicar o Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou uma portaria que institui o cadastro eletrônico de locais de aplicação para...