Planetário capixaba faz aniversário: confira programação especial

Compartilhe

O aniversário de 27 anos do Planetário de Vitória vai contar com uma programação especial gratuita e aberta ao público, nesta quinta-feira (23).

O espaço, usado para difundir a ciência e visitado por muitos estudantes e apaixonados por astronomia, foi fundado em 23 de junho de 1995.

Atualmente, o planetário atende um público anual entre 20 a 30 mil pessoas.

O projeto de criação do espaço começou nos anos 80, quando, pela primeira vez, a Associação Astronômica Galileu Galilei (AAGG), uma associação de astrônomos amadores, sediada na capital capixaba, apresentou à prefeitura uma proposta de aquisição de um projetor planetário e sua instalação no município, mas não houve condições de o projeto ser implementado naquela ocasião.

Ao longo daquela mesma década a passagem do cometa Halley próximo ao Sol e à Terra, no final de 1985 e início de 1986, fez com que a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) mobilizasse esforços e construísse um observatório astronômico didático, o Observatório Astronômico da Ufes, no campus de Goiabeiras, sob a responsabilidade do Departamento de Física.

No observatório, inaugurado em 1986, foi instalado o telescópio Zeiss Meniscas-Cassegrain, com espelho de 15 cm, que já estava na universidade há alguns anos.

Após a inauguração do OA-Ufes, naquele mesmo ano de 1986, por meio do projeto de extensão “Observações Astronômicas”, a universidade começou a prestar um serviço regular de atendimento à população em sessões semanais de visitação e observação do céu. Graças ao sucesso na execução do projeto, a criação do Planetário de Vitória foi retomada.

A Ufes, via Ministério da Educação, adquiriu o projetor planetário, modelo Zeiss ZKP-2P, e a Prefeitura de Vitória construiu o prédio, com uma sala de projeção em cúpula de 10 metros de diâmetro para instalação do projetor inaugurando o planetário em 23 de junho de 1995, no campus de Goiabeiras, próximo ao Observatório Astronômico, iniciando suas atividades a partir desta data.

O planetário está vinculado ao Centro de Ciências Exatas e ao Departamento de Física da Ufes e também faz parte da Secretaria Municipal da Educação.

Horário: 8h e 15h

Local: Avenida Fernando Ferrari, 514, campus de Goiabeiras da Ufes, próximo ao laguinho da universidade

  • Lançamento nas redes sociais do planetário do post “Com quem você visitou o Planetário e em que ano?”
  • Escola de Inovação entrega um presente ao planetário
  • Apresentação do acervo físico: planetas táteis, sistema solar em escala, painel de evolução do universo e buraco negro
  • Abraço simbólico no planetário com as participação das escolas agendadas
  • Apresentação do acervo físico: planetas táteis, sistema solar em escala, painel de evolução do universo e buraco negro
Planetário de Vitória — Foto: Planetário de Vitória/Divulgação

Planetário de Vitória — Foto: Planetário de Vitória/Divulgação

Leia também

Homem tenta roubar casal de idosos e é preso pela PM em São Gabriel da Palha

  Um homem de 45 anos foi detido por policias militares, na noite desta quarta-feira (22), em São Gabriel...

Internacional triunfa no Beira Rio para dormir no G4 do Brasileiro

Na partida que abriu a 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Internacional derrotou o Coritiba...

MDR repassa R$ 5,1 milhões para a continuidade de obras de saneamento em nove estados

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), vai repassar R$ 5,1 milhões para a...

Moto fica destruída após pegar fogo em Nova Venécia

  Um motocicleta pegou fogo na Avenida Guanabara, no início da tarde desta sexta-feira (24), na proximidades da Vila...

Corpo de indigenista é velado em Pernambuco

O corpo do ex-coordenador-geral de Índios Isolados e Recém Contatados da Fundação Nacional do Índio (Funai), Bruno Araújo...