PIX Saque e PIX Troco: mapa mostra onde fazer operações no Espírito Santo

Compartilhe

Lançados em novembro de 2021, as funções PIX Saque e PIX Troco têm tido baixa adesão entre os capixabas, diferente da funcionalidade principal do serviço, o PIX, que caiu no gosto dos brasileiros.

Até a primeira semana de maio deste ano, apenas 86 pontos ofereciam os novos serviços em todo o Espírito Santo.

Para critério de comparação, o estado têm 78 municípios, o que significa que até a data da publicação desta reportagem, havia menos de dois pontos de PIX Saque e PIX Troco por cidade.

Com as funcionalidades, os usuários podem fazer saques em estabelecimentos comerciais, não apenas em caixas eletrônicos. A oferta dos novos produtos, no entanto, é opcional e depende de adaptação dos sistemas das lojas.

De acordo com balanço do Banco Central, atualmente existem aproximadamente 15 mil pontos de atendimento que oferecem as modalidades mais recentes no Brasil, entre estabelecimentos comerciais, correspondentes bancários e caixas eletrônicos em todo o país.

A relação dos postos de atendimento está disponível pelas próprias instituições no formato de dados abertos. Os usuários podem ainda encontrar onde as modalidades estão disponíveis por meio de um mapa, desenvolvido em parceria pela Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) e a Pay Ventures.

A ferramenta é gratuita e está disponível para quem quiser utilizá-la, com atualizações de duas em duas horas dos caixas eletrônicos e estabelecimentos comerciais e horário de funcionamento.

Basta entrar no site mapapix.com.br, indicar sua localização e o mapa irá indicar os estabelecimentos nas proximidades que oferecem o PIX Saque e o PIX Troco.

PIX — Foto: Reprodução/TV Globo

PIX — Foto: Reprodução/TV Globo

Leia também