Pinheiros é o primeiro município da região a ter base do Samu aprovada

Pinheiros é o primeiro município da região a ter a sua base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aprovada e o primeiro a assinar o Plano de Trabalho Samu/Sesa/Cim Norte. A informação foi repassada pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde desta quarta-feira (9).

O resultado foi emitido, também, nesta quarta, depois da visita de técnicos do Consórcio Cim Norte Saúde e da empresa Avante, que são responsáveis pela implantação do Samu. A secretária municipal de Saúde, Aparecida Cangussu, recepcionou a equipe.

O programa é financiado por meio de parceria entre o governo do Estado e prefeitura e coordenado pelo Cim Norte. Com a ativação do Samu, que atende aos casos de urgência e emergência, o suporte à população será aprimorado.

O atendimento começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel.

A ligação é atendida por técnicos, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

“Este é mais um grande passo, uma importante conquista, para que possamos melhorar o atendimento ao povo. A saúde pública é um grande desafio que vamos, dia após dia, superando obstáculos e atendendo as necessidades dos nossos cidadãos”, disse o prefeito Arnóbio Pinheiro.

Leia mais

Leia também