Pinguins começam a chegar ao litoral do Espírito Santo

Com a chegada do inverno, pinguins começaram a aparecer no litoral do Espírito Santo. Só neste ano, oito animais já foram resgatados e encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do estado (CRAM-ES), localizado em Cariacica.

A unidade é fruto de uma parceria entre o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), e funciona como uma organização de referência para o tratamento desses animais.

De acordo com pesquisadores, é comum a chegada dos pinguins-de-magalhães no litoral brasileiro entre os meses de julho e agosto. Eles saem da Patagônia Argentina em busca de alimento.

“Todo ano é uma surpresa. Quando aparece um só, também é uma surpresa. Em 2012 foi o pior ano, a gente atendeu mais de 400 pinguins no Espírito Santo. Nós nunca sabemos o que esperar, sinceramente”, explicou o veterinário e presidente do Ipram, Luis Felipe Mayorga.

 

Orientações

O veterinário alertou sobre as principais orientações a serem seguidas por quem encontrar pinguins nas praias.

“Não pode levar o animal para casa. É perigoso. Ele pode dar uma bicada e machucar uma pessoa. Também pode trazer doenças nas fezes, contaminar crianças e animais de estimação. Também não pode porque é ilegal. O pinguim é um animal silvestre e existe todo um processo para resgatá-lo”.

Outra recomendação importante é manter o pinguim aquecido até a chegada de uma equipe especializada para o resgate.

A espécie que chega ao Espírito Santo não vive no gelo e, por isso, colocá-lo na água gelada, por exemplo, pode prejudicar muito o estado de saúde do animal.

“Se a pessoa encontrar um pinguim, deve colocá-lo em uma caixinha de papelão e manter ele seco e protegido. Só assim se mantém as chances de sobrevivência dele”, explicou.

O Centro de Reabilitação do Ipram tem uma espécie de “CTI de pinguins”, para tratar os animais em estado mais crítico.

“Quando chegam aqui, já nadaram esse tempo todo, não se alimentaram direito e não têm a camada de gordura que mantém o calor do corpo. Se for colocado no gelo, ele pode morrer. Raramente conseguimos recuperar um pinguim que foi colocado no gelo”, completou a bióloga Renata Bhering.

Pinguim-de-magalhães encontrado no litoral do Espírito Santo

Telefones

Quando um pinguim for localizado, deve ser acionado o Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras, pelo número 0800 039 5005.

Pinguins encontrados no litoral do ES se recuperam no Ipram, em Cariacica, antes de voltar ao mar

Leia mais

Coronavírus: distribuidoras e lojas de conveniência do Espírito Santo não funcionam nos finais de semana

Pelas novas regras do governo, estabelecimentos só podem funcionar em dias úteis, das 12h às 16h. Medida é uma forma de prevenção ao contágio...

Abertas as inscrições para 1º Hackathon sobre Covid-19 nas atividades espaciais

Agência Espacial Brasileira promove o 1º Hackathon sobre Covid-19 nas atividades espaciais – Foto: ...

Sedu realiza live sobre segurança digital

Com o crescente número de acessos às plataformas digitais contendo as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP’s), propostas pelo Programa EscoLAR, da Secretaria da...

DIVERSÃO EM PAUTA: Estrelado por Cate Blanchett, “Cadê Você, Bernadette?” apresenta drama morno sobre autoconhecimento

Chega aos cinemas, nesta quinta-feira (07), “Cadê Você, Bernadette?”, um drama que mostra as perturbações da renomada arquiteta Bernadette Fox, que deu uma pausa...

Leia também

Climatempo alerta para risco de temporais e mar agitado no ES

A passagem de uma frente fria vai provocar...

Batida frontal entre caminhão e van deixa 12 mortos e 1 ferido em MG

Van que se envolveu no acidente em Patos...

Incêndio provoca destruição em fazenda de comerciante de Água Doce do Norte

Um grande incêndio tirou o sono de diversos moradores e agricultores de Água Doce do Norte na noite deste sábado, 19 de setembro de...

Adolescente de 14 anos sofre ameaça de estupro em Água Doce do Norte

  Na manhã da última sexta-feira, 18 de setembro de 2020, uma jovem de apenas 14 anos, moradora do distrito de Santo Agostinho, deu entrada...