Pinguins começam a chegar ao litoral do Espírito Santo

Com a chegada do inverno, pinguins começaram a aparecer no litoral do Espírito Santo. Só neste ano, oito animais já foram resgatados e encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do estado (CRAM-ES), localizado em Cariacica.

A unidade é fruto de uma parceria entre o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), e funciona como uma organização de referência para o tratamento desses animais.

De acordo com pesquisadores, é comum a chegada dos pinguins-de-magalhães no litoral brasileiro entre os meses de julho e agosto. Eles saem da Patagônia Argentina em busca de alimento.

“Todo ano é uma surpresa. Quando aparece um só, também é uma surpresa. Em 2012 foi o pior ano, a gente atendeu mais de 400 pinguins no Espírito Santo. Nós nunca sabemos o que esperar, sinceramente”, explicou o veterinário e presidente do Ipram, Luis Felipe Mayorga.

 

Orientações

O veterinário alertou sobre as principais orientações a serem seguidas por quem encontrar pinguins nas praias.

“Não pode levar o animal para casa. É perigoso. Ele pode dar uma bicada e machucar uma pessoa. Também pode trazer doenças nas fezes, contaminar crianças e animais de estimação. Também não pode porque é ilegal. O pinguim é um animal silvestre e existe todo um processo para resgatá-lo”.

Outra recomendação importante é manter o pinguim aquecido até a chegada de uma equipe especializada para o resgate.

A espécie que chega ao Espírito Santo não vive no gelo e, por isso, colocá-lo na água gelada, por exemplo, pode prejudicar muito o estado de saúde do animal.

“Se a pessoa encontrar um pinguim, deve colocá-lo em uma caixinha de papelão e manter ele seco e protegido. Só assim se mantém as chances de sobrevivência dele”, explicou.

O Centro de Reabilitação do Ipram tem uma espécie de “CTI de pinguins”, para tratar os animais em estado mais crítico.

“Quando chegam aqui, já nadaram esse tempo todo, não se alimentaram direito e não têm a camada de gordura que mantém o calor do corpo. Se for colocado no gelo, ele pode morrer. Raramente conseguimos recuperar um pinguim que foi colocado no gelo”, completou a bióloga Renata Bhering.

Pinguim-de-magalhães encontrado no litoral do Espírito Santo

Telefones

Quando um pinguim for localizado, deve ser acionado o Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras, pelo número 0800 039 5005.

Pinguins encontrados no litoral do ES se recuperam no Ipram, em Cariacica, antes de voltar ao mar

Leia mais

Prorrogado emprego da Força Nacional em apoio à Polícia Federal

A medida tem o objetivo de promover atividades de prevenção e repressão aos delitos nas fronteiras nacionais Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil O ministro...

Mesmo sem horário de verão, usuários afirmam que celulares adiantaram hora

Apesar de ter sido revogado por Jair Bolsonaro, o horário de verão – ou a falta...

Relator da MP 975 sugere usar máquinas de cartão para redirecionar recursos emergenciais a empresários

Depois que o programa do governo federal para financiar a folha de pagamento não teve a adesão esperada dos empresários, parte dos recursos deve...

PSB confirma apoio a Enivaldo dos Anjos

O PSB de Barra de São Francisco acabou de assumir o apoio à candidatura de Enivaldo dos Anjos (PSD) a prefeito. A aliança também já...

Leia também

Jornal informa morte de Maradona após mal súbito

De acordo com informações do Clarín, astro da seleção argentina e do Boca Juniors não resistiu a parada cardiorrespiratória e morreu aos 60 anos O...

Farmácia Básica vai fechar para balanço na tarde desta quinta-feira (26)

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia informa que a Farmácia Básica estará fechada para balanço do estoque de medicamentos nesta quinta-feira (26), das 11h...