Pia pública é instalada na área externa do Palácio da Fonte Grande para reforçar prevenção contra o Covid-19

Com o objetivo de reforçar os recursos de prevenção contra o novo Coronavírus, uma pia pública foi instalada na parte externa do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, nessa quarta-feira (1). Ao lado também foi colocado um dispenser com sabão líquido. A ação, que já acontece em outros prédios públicos, foi feita para facilitar a higienização das pessoas que passam pela região, mas também para se tornar aliada da população em situação de rua, que muitas vezes não tem um local para lavar as mãos corretamente.

Presos do regime semiaberto, que desenvolvem diversas atividades laborais nos edifícios públicos, estão fazendo a instalação do material que foi recebido como doação. O trabalho está sendo coordenado pela assessoria de Políticas Públicas da Secretaria da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), e começou com a instalação de uma pia na parte externa do edifício Fábio Ruschi, em Vitória. 

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, explicou que, ao ver a iniciativa, sugeriu à Seger que mais pias públicas fossem instaladas na área externa de outros prédios, justamente por perceber o grande benefício às pessoas em situação de vulnerabilidade.

“As ações de instalações de pias nos prédios públicos, em locais onde existe grande circulação de pessoas em situação de rua, é extremamente importante para facilitar a higienização dessas pessoas. Em tempos de novo Coronavírus precisamos possibilitar que a população em situação de rua tenha mais acesso à água potável e sabão para realizar a higienização correta, assim como todas as pessoas que passam por esses locais. Nesse sentido, a Secretaria de Direitos Humanos fez uma articulação para que a gente possa garantir direitos a essa população, entre eles o direito de que tenham local limpo para se higienizar”, disse Nara Borgo.

Até esta quinta-feira, além do edifício Fábio Ruschi e do Palácio da Fonte Grande, já foram instaladas outras duas pias na área externa da Secretaria de Educação (Sedu) e também na região das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa).

“O objetivo dessa ação é possibilitar à população, principalmente a que está em situação de rua, o acesso aos itens de higiene, uma vez que estão em situação de maior vulnerabilidade social. Além disso, queremos reforçar a importância desse cuidado para o combate à proliferação da doença e incentivar que outras instituições adotem essa iniciativa, fortalecendo nossa proposta”, explicou a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro. 

O assessor de Políticas Públicas de Justiça da Sejus, Gilson Lopes, ressalta que o trabalho também tem o efeito de conscientização. “A população, ao passar pela pia pública, lembra da importância com os cuidados para evitar essa doença. Os presos que fizeram a instalação também se tornaram multiplicadores dessa mensagem. A iniciativa tem sido bem recebida e já recebemos o pedido de outros órgãos públicos estaduais para instalação da pia pública.”

Leia mais

Eleições 2020: Paraná contabiliza 36 mil pedidos de registro de candidatura

O estado do Paraná contabilizou 36 mil pedidos de registro de candidatura para as eleições de 2020, entre os cargos de prefeito, vice-prefeito e...

Secretaria da Saúde confirma primeiro caso do novo coronavírus no Espírito Santo

Na tarde dessa quinta-feira (05), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o coordenador...

Deputado Enivaldo dos Anjos dá boas vindas a Abraão Lincon no PSD

Às vésperas do prazo final de filiação para...

Leia também