PF registra mais um caso de recebimento de drogas pelos Correios no Espírito Santo

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (22) mais uma operação para investigar o recebimento de drogas através dos Correios no Espírito Santo. Um homem foi preso e um menor, apreendido.

Desta vez, na ação batizada como “Entrega Certa”, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município de São Gabriel da Palha, no Norte do Estado.

Os mandados foram deferidos pelo Juízo da Vara Criminal da cidade após a polícia receber informações do setor de segurança dos Correios que havia três encomendas suspeitas no Centro de Distribuição do município.

Após cumpridas as buscas, três quilos de maconha foram apreendidos. Um maior foi preso em flagrante e conduzido até a Delegacia da Polícia Federal em São Mateus. Um menor foi apreendido e encaminhado à Polícia Civil de São Gabriel da Palha para os procedimentos cabíveis.

O investigado preso em flagrante responderá pelo delito de tráfico de drogas, cuja pena varia de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos de reclusão. A operação contou com a participação de 11 policiais federais.

Nesta quarta-feira (21), uma pessoa também foi presa pela Polícia Federal em Vitória por receber uma encomenda contendo drogas através dos Correios. A droga estava escondida dentro de um equipamento de som.

Em junho deste ano, o envio de haxixe com as mesmas características também foi descoberto pela PF.

Esse tipo de crime tem sido alvo da PF. O delegado federal Marcos Paulo Pugnal já explicou que a traficantes e usuários têm usado mais o serviço de entrega pelos Correios para facilitar o transporte de materiais ilícitos.

Segundo ele, o número de ocorrências desse tipo mais que triplicou durante a pandemia.

Em nota, os Correios disseram que trabalham em parceria com os órgãos de segurança pública para prevenir o tráfico de drogas e demais itens proibidos, por meio do serviço postal.

“Os empregados atuam de forma diligente e são capazes de identificar qualquer postagem cujo conteúdo esteja em desacordo com a legislação. Quando algum objeto proibido e/ou ilícito é detectado, os Correios acionam os órgãos competentes. Muitas das operações policiais começam por apreensões realizadas pela fiscalização dos Correios”, diz a nota.

Por se tratar de assunto relacionado à segurança, os Correios informaram que não detalham informações das ocorrências, para não interferir em eventuais investigações.

PF apreende maconha enviada pelos Correios no Espírito Santo — Foto: Divulgação/ Polícia Federal

Leia mais

Espírito Santo é o terceiro do País em queda de assassinatos

Dados do Atlas da Violência, confeccionado e publicado pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea), fundação ligada ao Ministério da Economia, apontam que...

De Barões da Pisadinha a Lionel Richie: sobra criatividade em jingles para as eleições municipais

Pode ser uma ideia original, a paródia de um sucesso musical antigo ou a carona no hit do momento. A fonte de inspiração pode...

Anvisa: pedido de importação e exportação de produtos controlados pode ser feito pela internet

– Foto: Camilla Soto Os pedidos de autorização para importar ou exportar produtos controlados...

Governo Federal reconhece estado de calamidade pública no Rio Grande do Norte

O Governo Federal reconheceu estado de calamidade pública no Rio Grande do Norte por causa da pandemia da Covid-19. A decisão consta em portaria...

Leia também