PF prende suspeito de roubar mais de 80 computadores da Ufes

Compartilhe

Policiais federais prenderam, na noite desta terça-feira (26), um homem de 21 anos suspeito de ser idealizador e um dos responsáveis pelo furto de 84 computadores, 37 monitores e 15 projetores pertencentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O crime ocorreu no dia 2 de agosto do ano passado e foi percebido no dia seguinte pela administração da universidade. Desde então, o caso era investigado pela Polícia Federal.

Segundo a PF, os agentes conseguiram localizar e prender o suspeito nas imediações de um hospital em Vila Velha.

PF prendeu suspeito de roubar mais de 80 computadores da Ufes — Foto: PF/Divulgação

PF prendeu suspeito de roubar mais de 80 computadores da Ufes — Foto: PF/Divulgação

ENTENDA O CASO

O plano para furtar os equipamentos da UFES foi gestado na primeira metade do ano passado, na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo entre o suspeito preso ontem e outro detento que lá cumpria pena em regime semiaberto.

O outro detento teria dito que havia trabalhado na UFES e que teria furtado alguns computadores num local onde haveria ainda muitos outros (CT-I). O homem preso no dia de ontem, que já era beneficiário do regime semiaberto, conseguiu uma vaga para atuar na universidade nas áreas de limpeza e jardinagem.

A UFES é uma das entidades parceiras da SEJUS nos programas de ressocialização de condenados.

Com acesso às dependências do Campus, tendo localizado o local indicado onde estavam os computadores e equipamentos, o suspeito fez contato com a esposa do outro detento que lhe informou sobre os materiais.

A mulher, motorista de aplicativo, então se juntou a ele para executar o furto. O suspeito preso arrombou uma das portas, subtraiu os equipamentos e os guardou em coletores de lixo.

Na parte da tarde outros 03 (três) detentos do regime semiaberto, que também trabalhavam na universidade, levaram os coletores para uma via de acesso próximo ao auditório onde a mulher recolheu os equipamentos. Um dos detentos é cunhado do homem preso na tarde de ontem.

De posse do material furtado, o suspeito preso ontem e a esposa do detento que deu a informação sobre o local onde os equipamentos estavam armazenados, passaram a vendê-los por preços abaixo dos praticados no mercado como forma de se livrar rapidamente do produto do crime.

PRÓXIMOS PASSOS

A Polícia Federal agora pedirá a prisão dos outros envolvidos e levará suas conclusões ao Poder Judiciário para o devido processamento e julgamento dos indiciados.

Quanto aos materiais furtados, novas medidas serão tomadas objetivando determinar os compradores dos equipamentos e, em havendo sucesso, sua restituição à UFES, legítima proprietária dos mesmos.

O homem preso, apesar da pouca idade, passou 05 (anos) no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES) por diversas infrações análogas à crime e, já maior de idade, contava com uma sentença condenatório por roubo (art. 157 do Código Penal), tendo ficado preso por cerca de 2 anos, até conseguir a progressão para o regime semiaberto e praticar o furto contra a UFES.

Após sua prisão ele foi trazido para a Superintendência da Polícia Federal para formalização das medidas legais e, na sequência, conduzido para o sistema prisional onde ficará à disposição da Justiça.

CRIMES INVESTIGADOS

Os investigados responderão pelo crime de Furto Qualificado (art. 155, § 4º., I e IV) e poderão ser condenados a um apena de até 08 (oito) anos de reclusão.

Furto

    • Art. 155 – Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:
    • (…)
    • § 4º – A pena é de reclusão de dois a oito anos, e multa, se o crime é cometido:
    • I – com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa;
    • (…)
    • IV – mediante concurso de duas ou mais pessoas.

Leia também

Diretor de futebol Lucian Barros segue no Nova Venécia em 2023

  O diretor de futebol, Lucian Barros, vai continuar no Nova Venécia para a temporada 2023. Apesar de algumas propostas,...

Assassinado durante cavalgada em Barra de São Francisco, jovem queria ser caminhoneiro

Morreu neste domingo (14) o jovem Guilherme Cardoso do Nascimento, de 18 anos, que foi esfaqueado na região...

Encontro Nacional das Águas debate o futuro do saneamento básico no Brasil

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) participou, nesta terça-feira (16), do 8° Encontro Nacional das Águas (ENA), promovido, de...

CRAS distribui 684 pacotes de absorventes em Monte Sinai e cadastra mais 34 famílias

A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Habitação e Assistência...

Bolsonaro recebe Moraes e diz que vai à posse dele no TSE

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu nesta quarta-feira (10) o ministro Alexandre de Moraes...

Prefeitura de Barra de São Francisco já cadastrou 44 taxistas para receber o benefício emergencial

Bem-Taxista, criado pela Emenda Constitucional nº 123 para o enfretamento do estado de emergência por causa do preço...

Mais de 250 mil motoristas de táxi recebem o primeiro lote do auxílio

O Ministério do Trabalho e Previdência iniciou o pagamento das duas primeiras parcelas de R$ 1.000 (cada) do...

Pavimentação é concluída no bairro Alvorada

Funcionários da secretaria de Obras da prefeitura de Barra de São Francisco, concluíram nesta quarta-feira (17), a pavimentação...