PF diz ter apreendido 49 pistolas e 22 mil munições em operação contra clube de tiro no ES

Compartilhe

Materiais apreendidos durante a Operação Silhueta. Crédito: Divulgação / Polícia Federal

A Força Tarefa de Segurança Pública do Espírito Santo, composta por Policiais Federais, Rodoviários Federais e Guardas Civis de Vitória, Vila Velha e Serra, deflagrou na manhã desta quinta-feira (26) a Operação Silhueta.

De acordo com a Polícia Federal, foi cumprido um mandado de prisão preventiva na cidade de Vitória, além de  cinco mandados de busca e apreensão na Capital, além de um no município da Serra.

As investigações tiveram início na Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais da PF que percebeu indícios de desvio e venda ilegal de munição envolvendo proprietários e funcionários de uma loja de armas de fogo onde também funciona um estande de tiro. Segundo a Polícia Federal, foram apreendidos durante a operação 49 pistolas e 22 mil munições de variados calibres, além de dezenas de documentos referentes a vendas de armas e munições.

Materiais apreendidos durante a Operação Silhueta. Crédito: Divulgação / Polícia Federal

Dando continuidade ao trabalho a Força Tarefa de Segurança Pública comprovou as suspeitas iniciais e apontou uma enorme possibilidade de que também estariam ocorrendo desvios relativos ao comércio de armas de fogo nos mesmos estabelecimentos.

O objetivo das ações de hoje, além do cumprimento das ordens judiciais mencionadas, é a obtenção de novos elementos de prova que possam permitir o aprofundamento e a conclusão das investigações.

ENTENDA O CASO

Segundo a PF, as primeiras ações relativas à Operação Silhueta ocorreram após a percepção de que os proprietários e funcionários do clube de tiro estariam vendendo munições de forma irregular valendo-se do lançamento nos mapas de venda do nome de pessoas que já haviam comprado anteriormente em sua loja. A partir daí, lançavam a compra de uma quantidade de munições em nome do cliente, muito embora aquela pessoa nunca tenha feito tal aquisição. Na sequência, a loja dava baixa em seu estoque e a munição era vendida no mercado clandestino por um valor bem acima do mercado.

Os documentos do interno Mateus da Cunha

As investigações também apontaram para a venda fraudulenta de pistolas semiautomáticas. Em razão do tipo de adulteração realizada nos números de série das armas (para concretização das vendas fraudulentas), os criminosos acreditavam que permaneceriam impunes.

Em síntese, os investigados fraudavam mecanismos de controle fiscalizatório de armas e munições, para venderem esses itens por preços superiores aos praticados no mercado legal e que, por vezes, acabavam nas mãos de membros de organizações criminosas da Grande Vitória.

OPERAÇÃO SILHUETA

O nome escolhido é uma alusão ao alvo utilizado nos clubes para a pratica do tiro desportivo.

O nome escolhido é uma alusão ao alvo utilizado nos clubes para a pratica do tiro desportivo. Crédito: Polícia Federal

CRIMES INVESTIGADOS

Os investigados responderão inicialmente pelos crimes de Falsidade Ideológica (Art. 299 do Código Penal) e Comércio Ilegal de arma de Fogo (Lei 10.826/2003), sem prejuízo de eventuais apurações futuras de outros crimes. Somadas, as penas podem chegar a mais de 17 anos de condenação.

Leia também

Hepatite: tudo o que você precisa saber

O que são as hepatites virais? As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e...

Defesa Civil Nacional autoriza repasse de mais de R$ 10 milhões a 14 cidades do País

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou, nesta quarta-feira (29), o repasse de...

Juarez Oliosi e Jorge Machado conquistam calçamento para Cristalina e Poção

  Os vereadores Juarez Oliosi (PSB) e Jorge Machado (DC) divulgaram na última Sessão ordinária, que após esforços, conseguiram...

Trânsito de Nova Venécia sofrerá alteração para início de obras na próxima semana

  A Superintendência de Trânsito de Nova Venécia informou que o trânsito do município sofrerá alteração para o início...

Moradores lamentam situação do esporte em Ecoporanga: “vacas e cavalos pastando dentro do campo”

  A imagem que um morador do distrito de Joassuba registrou dentro do campo de futebol “Jaime Matos” é...

Tottenham acerta contratação de Richarlison

  Tottenham e Everton se acertam e Richarlison jogará nos Spurs. Segundo informação do jornalista italiano Fabrizio Romano, especialista...

#TeSaiCovid: Jovens do AM, PA e MT produzem campanha de comunicação; confira spot

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Instituto Peabiru, lançou, em maio...

Verduras e legumes são entregues nas casas populares do bairro Colina em Barra de São Francisco

Na última sexta-feira (01), a prefeitura de Barra de São Francisco, através da secretaria de Agricultura, distribuiu 28...