Pessoas em situação de rua ganham ceia de Natal em praça de Vitória

Compartilhe

Promovida pela Pastoral do Povo da Rua, da Paróquia São Francisco de Assis, a ceia aconteceu na noite desta segunda-feira (13) em Jardim da Penha.

Por Caíque Verli, g1 ES e TV Gazeta

Pratos cheios nas mãos e sorrisos no rosto. Essa era a expressão das cerca de 30 pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social, que participaram de uma ceia de Natal ao ar livre em uma praça do bairro Jardim da Penha, em Vitória, na noite desta segunda-feira (13).

Promovida pela Pastoral do Povo da Rua, da Paróquia São Francisco de Assis, que ajuda pessoas que não têm onde morar, o momento de confraternização não só saciou a fome de quem muitas vezes não tem o que comer, mas também foi o momento de reforçar que a responsabilidade pela promoção de uma sociedade mais justa e igualitária é todos.

“A principal mensagem não é para os moradores de rua. A mensagem que fica é para nós, nossa responsabilidade com nossos irmãos em situação de rua. Eles são filhos e filhas de Deus, são nossos irmãos e tem direito a uma vida digna, uma casa. E por isso temos que lutar. É direito de todo ser humano ter seu trabalho, seu teto, seu chão”, disse Dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, que realizou uma celebração antes da ceia.

A noite de acolhimento foi também o momento de contar e de ouvir histórias, como a de Sanderson Bittencourt. Ele, que nasceu em Mantena, Minas Gerais, vive nas ruas da capital desde 2018, depois de já ter trabalhando tanto no Norte do Espírito Santo quanto em outras cidades da Grande Vitória.

“Eu sou médico. Mas atualmente estou em situação de rua. Porque eu tenho dependência química e transtorno bipolar do humor. Isso contribuiu pra que eu esteja desempregado”, contou.

A partilha também foi feita entre pessoas que, apesar de terem onde morar, vêm enfrentando dificuldades para sustentar a família, especialmente em razão da crise financeira gerada pela pandemia da Covid – 19.

O auxiliar de serviços gerais Alexandre Santana, de 44 anos, é um exemplo.

“Nesse tempo meu serviço caiu muito. Tem mês que não dá para pagar aluguel. Não está tendo alimento. Tenho meu filho. É muito difícil”, disse.

O auxiliar de serviços gerais Alexandre Santana (de azul, à direita) dividiu a mesa com os colegas durante a ceia de Natal

O auxiliar de serviços gerais Alexandre Santana (de azul, à direita) dividiu a mesa com os colegas durante a ceia de Natal

A ceia de Natal antecipada é organizada pela paróquia desde 2016, mas no ano passado ela não aconteceu em razão da pandemia. Esse ano, com a situação mais controlada, a paróquia pôde retomar a ação social.

“A gente fica até emocionado de ouvir essas histórias. A gente precisa pensar que poderia ser qualquer um de nós. Não julgar, mas tentar ajudar essa pessoa”, destaca Isabel Souza, coordenadora da Pastoral do Povo de Rua.

Dom Dario, no entanto, lembra que este é só o começo de uma luta que vai muito além.

“O melhor seria o dia que nós não precisássemos mais celebrar dando alimentação para os nossos irmãos na rua, mas embaixo do seu próprio teto. É para isso que temos que lutar, para fazer com que todos se sintam filhos e filhas de Deus com a mesma igualdade”, lembrou.

Pessoas em situação de rua participaram de ceia de Natal em praça de Jardim da Penha, em Vitória

Pessoas em situação de rua participaram de ceia de Natal em praça de Jardim da Penha, em Vitória

Leia também

Ciclone pode atingir Sul do Brasil com ventos superiores a 100 km/h

  Desde a tarde de segunda-feira (16), Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em alerta para os...

Exportações do agronegócio em abril alcançam recorde para o mês, com US$ 14,86 bilhões

As exportações do agronegócio brasileiro em abril totalizaram US$ 14,86 bilhões, valor recorde para o mês. O número...

Mulher ateia fogo em motocicleta do marido em Água Doce do Norte

A Polícia Militar de Água Doce do Norte foi acionada e compareceu em uma residência, localizada na Rua...

Senado aprova volta do despacho gratuito de bagagem

O Senado aprovou hoje (17) a Medida Provisória (MP) 1089/2021, que disciplina o transporte aéreo no país e...

Vice-presidente participa de feira da indústria de defesa

O vice-presidente Hamilton Mourão participou hoje (20) do encerramento da 2ª SC Expo Defense, um evento que reúne...

Vila Pavão inicia entrega dos alimentos do programa CDA nesta quarta-feira (18)

  A Prefeitura de Vila Pavão, por meio da Secretaria de Assistência Social, começa, nesta quarta-feira (18), a partir...

Práticas pedagógicas são destaques na EMEF São Cristóvão

  A Secretaria Municipal de Educação (Seme), cumprindo seu cronograma de Assessoramento Pedagógico, esteve, nesta quinta e sexta-feira, dias...