Pessoas em situação de rua ganham ceia de Natal em praça de Vitória

Compartilhe

Promovida pela Pastoral do Povo da Rua, da Paróquia São Francisco de Assis, a ceia aconteceu na noite desta segunda-feira (13) em Jardim da Penha.

Por Caíque Verli, g1 ES e TV Gazeta

Pratos cheios nas mãos e sorrisos no rosto. Essa era a expressão das cerca de 30 pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social, que participaram de uma ceia de Natal ao ar livre em uma praça do bairro Jardim da Penha, em Vitória, na noite desta segunda-feira (13).

Promovida pela Pastoral do Povo da Rua, da Paróquia São Francisco de Assis, que ajuda pessoas que não têm onde morar, o momento de confraternização não só saciou a fome de quem muitas vezes não tem o que comer, mas também foi o momento de reforçar que a responsabilidade pela promoção de uma sociedade mais justa e igualitária é todos.

“A principal mensagem não é para os moradores de rua. A mensagem que fica é para nós, nossa responsabilidade com nossos irmãos em situação de rua. Eles são filhos e filhas de Deus, são nossos irmãos e tem direito a uma vida digna, uma casa. E por isso temos que lutar. É direito de todo ser humano ter seu trabalho, seu teto, seu chão”, disse Dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, que realizou uma celebração antes da ceia.

A noite de acolhimento foi também o momento de contar e de ouvir histórias, como a de Sanderson Bittencourt. Ele, que nasceu em Mantena, Minas Gerais, vive nas ruas da capital desde 2018, depois de já ter trabalhando tanto no Norte do Espírito Santo quanto em outras cidades da Grande Vitória.

“Eu sou médico. Mas atualmente estou em situação de rua. Porque eu tenho dependência química e transtorno bipolar do humor. Isso contribuiu pra que eu esteja desempregado”, contou.

A partilha também foi feita entre pessoas que, apesar de terem onde morar, vêm enfrentando dificuldades para sustentar a família, especialmente em razão da crise financeira gerada pela pandemia da Covid – 19.

O auxiliar de serviços gerais Alexandre Santana, de 44 anos, é um exemplo.

“Nesse tempo meu serviço caiu muito. Tem mês que não dá para pagar aluguel. Não está tendo alimento. Tenho meu filho. É muito difícil”, disse.

O auxiliar de serviços gerais Alexandre Santana (de azul, à direita) dividiu a mesa com os colegas durante a ceia de Natal

O auxiliar de serviços gerais Alexandre Santana (de azul, à direita) dividiu a mesa com os colegas durante a ceia de Natal

A ceia de Natal antecipada é organizada pela paróquia desde 2016, mas no ano passado ela não aconteceu em razão da pandemia. Esse ano, com a situação mais controlada, a paróquia pôde retomar a ação social.

“A gente fica até emocionado de ouvir essas histórias. A gente precisa pensar que poderia ser qualquer um de nós. Não julgar, mas tentar ajudar essa pessoa”, destaca Isabel Souza, coordenadora da Pastoral do Povo de Rua.

Dom Dario, no entanto, lembra que este é só o começo de uma luta que vai muito além.

“O melhor seria o dia que nós não precisássemos mais celebrar dando alimentação para os nossos irmãos na rua, mas embaixo do seu próprio teto. É para isso que temos que lutar, para fazer com que todos se sintam filhos e filhas de Deus com a mesma igualdade”, lembrou.

Pessoas em situação de rua participaram de ceia de Natal em praça de Jardim da Penha, em Vitória

Pessoas em situação de rua participaram de ceia de Natal em praça de Jardim da Penha, em Vitória

Leia também

Polícia Civil prende idoso suspeito de abusar crianças em Nova Venécia

  A equipe da Delegacia Regional de Nova Venécia prendeu um idoso de 72 anos, em um distrito no...

Bolsonaro chama Elon Musk de ‘mito da liberdade’

PORTO FELIZ, SP (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou o bilionário Elon Musk de mito da...

Projeto Astrominas tem inscrições abertas até o dia 29 próximo

Até o dia 29 próximo estarão abertas as inscrições para o projeto Astrominas 2022, da Universidade de São...

GOIÁS: Governo Federal repassa mais de R$ 9,4 mi para continuidade de obras

LOC: As cidades de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Anápolis e Luziânia, em Goiás, vão receber, juntas, R$...

Famílias do sertão pernambucano são beneficiadas com poços movidos a energia solar

No esforço de levar água de qualidade às pessoas que sofrem com a seca, o GovernoFederal, por meio...

Polícia descobre túnel na fronteira entre México e EUA

Um túnel recentemente descoberto de cerca de 500 metros sob a fronteira entre os Estados Unidos e o México...

Mais de 92 mil agricultores familiares irão receber Garantia-Safra em maio

Neste mês, mais de 92 mil agricultores da Bahia e de Minas Gerais irão receber o benefício do...

Barra de São Francisco goleia Água Doce do Norte e avança para a próxima fase da Copa Sesport

  Jogando no estádio municipal Joaquim Alves de Souza, na tarde deste sábado, 21, a Seleção de Barra de...