Pesquisadores registram baleia jubarte passando por litoral do Espírito Santo antes do início da temporada

 

O espetáculo protagonizado pelas baleias jubarte já pode ser visto no litoral do Espírito Santo. Na primeira expedição do ano, realizada nesta quinta-feira (27), o projeto Amigos da Jubarte flagrou um animal nadando solitário na costa do estado antes do início da temporada.

Todos os anos, as baleias jubarte saem das águas geladas da Antártida, onde se alimentam, e nadam milhares de quilômetros em busca das águas quentes de Abrolhos, no Sul da Bahia, para se reproduzirem.

O Espírito Santo está na rota dessas gigantes. Por isso, os pesquisadores fazem expedições no litoral capixaba para monitorar e estudar a passagem desses animais.

Para a expedição, o grupo de biólogos e oceanógrafos embarcou às 5h30, em Vitória, e seguiu a viagem seguindo os protocolos de segurança sanitária. Todos os pesquisadores fizeram testes de Covid-19.

Essa foi a primeira a ser flagrada pelo projeto Amigos da Jubarte neste ano. O animal, de acordo com o pesquisador Jonathas Barreto, estava nadando a cerca de 15 km da costa de Vitória. Durante o monitoramento por drone, a baleia fez mais 50 saltos.

Barreto explicou que os saltos fazem parte da comunicação delas e é esperado um grande volume de baleias na costa do Espírito Santo neste ano.

“A gente registrou a primeira baleia em terras capixabas, deu pra ver que vai chegar em grande volume e registramos um indivíduo adulto, fazendo o comportamento de saltos, muitos saltos mais ou menos a dez milhas da costa”, contou.