Pesquisadores poderão prorrogar bolsas de mestrado e doutorado por até três meses

Pesquisadores poderão prorrogar bolsas de mestrado e doutorado por até três meses

Mais de 12 mil bolsistas serão beneficiados
– Foto:
Foto: Robson Moura/TV Brasil

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) implementou, no início do mês de maio, uma medida que garante aos bolsistas de mestrado e de doutorado prorrogarem o benefício por até três meses. Até agora, 12 mil pesquisadores do País foram beneficiados. A medida visa diminuir o impacto causado pela pandemia do novo coronavírus na pós-graduação brasileira. A implementação não terá impacto no resultado da avaliação.

A Capes recomendou que as instituições prorroguem a duração das bolsas que tenham sido prejudicadas com as restrições do isolamento social. Durante o período de extensão do benefício, as cotas continuarão ocupadas no sistema e não poderão ser utilizadas para inclusão de outros bolsistas.

Leonardo Domingues, aluno do programa de pós-graduação em Meteorologia da Universidade de São Paulo (USP), teve o andamento de pesquisa afetado pelo isolamento social. Com a bolsa expirando em maio, a prorrogação vai permitir que ele tenha mais tempo para finalizar a tese.   “Essa possibilidade me trouxe muita alegria e satisfação. Esta é uma etapa em que eu gostaria de escrever com calma e bastante atenção” afirmou.

Os pedidos devem ser feitos por cada Instituição de Ensino Superior (IES) ou Coordenação de Programa de Pós-graduação diretamente no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA). A Portaria nº 55 autoriza a extensão do benefício durante a vigência da bolsa conforme critérios estabelecidos no documento.

Covid-19

Desde o início da pandemia, a Capes prorrogou a duração de bolsas internacionais, financiou o retorno antecipado de pesquisadores ao Brasil, além de alterar prazos relacionados à avaliação.

Para auxiliar os pesquisadores no combate ao vírus, a Capes lançou também o Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, com investimento de R$ 200 milhões, 2.600 bolsas de pesquisa para cursos das áreas de Saúde e Exatas e apoio a até 87 projetos de pesquisa.

Clique aqui para saber mais sobre o programa

Com informações da Capes

Leia mais

Aguadocense Wesley Pereira foi sepultado na tarde da última segunda-feira (09)

Foi sepultado na tarde da última segunda-feira, 9 de março de 2020 o jovem Wesley Pereira,...

Em uma semana, Espírito Santo registra 12 novas mortes por Covid-19 entre idosos de asilos e abrigos, diz MP

O acompanhamento feito pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) em instituições de longa permanência como asilos e abrigos indica que 153 idosos já...

Secretaria da Saúde divulga 25º boletim de Covid-19

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE), contabiliza, nesta segunda-feira...

Leia também

Caminhão de produtos inflamáveis capota próximo ao Patrimônio D’ajuda

Um caminhão de produtos inflamáveis capotou na manhã...

Deputados aprovam projeto que autoriza o uso da cloroquina no Espírito Santo

Foi aprovada nesta segunda-feira (10), por unanimidade, em...

Ministério Público constata 748 casos de Coronavírus em asilos e abrigos para idosos no Espírito Santo

As instituições de longa permanência de idosos no Espírito Santo apresentaram um total de 748 casos confirmados de Covid-19, de acordo com o relatório...

Rússia anuncia primeira vacina contra o coronavírus

O presidente Vladimir Putin anunciou nesta terça-feira (11)...