Pesquisadores chineses identificam novo coronavírus em sêmen

Como em todos os casos de doenças novas e pouco conhecidas, cada estudo realizado acaba por descobrir uma característica diferente do vírus.

Nesta semana, pesquisadores chineses detectaram a presença do novo coronavírus no sêmen de pacientes, incluindo aqueles que se recuperavam da covid-19.

Foi utilizado uma amostra pequena de doentes durante os testes, mas de 38 participantes da pesquisa, o novo coronavírus foi encontrado no sêmen de seis deles, o que representa 15,8% da amostragem.

Quatro desses homens estavam no grupo de formado por aqueles que a doença estava em seu nível mais agudo, o que demonstra um nível de contaminação de 26,7%. Já os outros dois faziam parte do grupo de pacientes que estavam recuperados da doença, representando 8,7% nesse cenário.

Os resultados, positivos ou negativos, não tiveram distinção perceptível causada por idade, histórico de doenças urológicas ou dias desde a infecção, internação ou recuperação clínica.

A descoberta liga um alerta para a possibilidade de transmissão sexual da covid-19, já que, apesar de não demonstrar a capacidade do vírus de se replicar no sistema reprodutivos, apresenta a real probabilidade de ele persistir neste ambiente, especialmente no caso de uma inflamação local sistêmica.

Segundo a equipe, se for provado que há a possibilidade de transmissão sexual da covid-19, a abstinência sexual ou uso de camisinha podem ser parte crítica na prevenção da doença.

Leia mais

Inscritos no Enem poderão opinar sobre as datas de realização da prova

A previsão inicial era que a prova acontecesse nos dias 11 e 18 de outubro deste ano ...

Governo usa telemedicina para atender indígenas no Amazonas

Para facilitar o acesso de indígenas a atendimento médico, o Ministério da Saúde está testando um sistema de consultas pela internet. O projeto está...

Jovem sofre sequestro relâmpago em Vila Valério e é encontrada horas depois pela PM

Uma psicóloga foi vítima de sequestro relâmpago na...

Leia também

Mais de 2,1 mil instituições para idosos vão receber auxílio emergencial

Mais de duas mil Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em todo o Brasil serão beneficiadas com o auxílio emergencial. O número de...

INDICADORES: Boi gordo em queda nesta segunda (26)

A cotação da arroba do boi gordo começou a semana (26) com queda de 0,20% no preço e o produto é negociado a R$...

INDICADORES: Segunda-feira (26) começa com queda no café arábica

A saca de 60 quilos do café arábica começou a semana (26) com queda de 0,54% no preço e é vendida a R$ 536,98...

Com quase 4 anos de mandato, vereador se destaca por nunca ter recebido diárias e combustível da câmara

O vereador Teco Ferreira (PSD), de Barra de São Francisco, é um caso raro na política. Ele está em seu primeiro mandato, ou seja,...