Pesquisa vai medir impactos da Covid-19 nos setores culturais e criativos no Brasil

A partir de uma articulação que reúne pesquisadores, sociedade civil e instituições parceiras, incluindo a Secretaria da Cultura (Secult), foi lançado, no último dia 10 de junho, a ‘Pesquisa de Percepção do Impacto do Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil’. A ideia é coletar informações com o máximo possível de pessoas e instituições, que atuem das mais diversas formas nos setores culturais e criativos em todo o território brasileiro.

Em uma iniciativa proposta em conjunto pelo Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, a pesquisa tem chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e está sendo realizada em parcerias com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas; Secretaria de Cultura do Estado do Bahia; Secretaria de Estado de Cultura do Pará; Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná; Secretaria de Cultura do Estado do Pernambuco; Fundação de Cultura e Arte Aperipê do Estado de Sergipe, Universidade de São Paulo (USP) e Sesc.

Artistas, técnicos, trabalhadores criativos, empresários do ramo da cultura, membros de grupos tradicionais e outros fazedores de cultura podem responder ao questionário disponível AQUI.

Essas respostas vão ajudar a identificar e divulgar os desafios causados pela pandemia no setor cultural.

Boletins com resultados parciais serão divulgados periodicamente para subsidiar com informações uma gama de agentes culturais em níveis nacional e internacional. A equipe técnica, composta por pesquisadores com experiência internacional que atuam em setores distintos das indústrias culturais e criativas, vai coletar e tratar os dados para que eles sejam úteis à realidade do País como um todo, levando em consideração as especificidades de cada Estado. 

Leia mais

Espírito Santo inicia Campanha para alertar contra o trabalho Infantil

Para alertar sobre o risco de crescimento do trabalho infantil durante e pós-pandemia do novo Coronavirus...

Governo cria nova Subsecretaria de Vigilância em Saúde

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (11) o decreto de Nº 4588-R...

Anchieta passa para Risco Alto e adota novas medidas preventivas à Covid-19

Anchieta passou a ser enquadrado pelo Estado como...

Leia também

Deputados aprovam regras para reabertura de templos religiosos

Foi aprovado, em regime de urgência, durante a...

Mais de 460 casos de covid-19 são constatados em casas de repouso para idosos, aponta MPES

O Ministério Público do Espírito Santo constatou que...

Último dia para quem quer participar do Sisu do meio do ano se inscrever no sistema

Estudantes que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever, até esta sexta-feira, 10, para o Sistema de Seleção...

Menino de quatro anos morre afogado em córrego no Noroeste do Espírito Santo

O pai da criança, Adriano Gomes, estava trabalhando na lavoura de café e conta que o menino ficou sozinho enquanto a mãe saiu para...