Pesquisa testa em voluntários medicamento para tratar a Covid-19

Pesquisa testa em voluntários medicamento para tratar a Covid-19

– Foto:
EBC

Voluntários participam nesta sexta-feira (12) da ação #500VoluntáriosJÁ que promove um estudo clínico com o medicamento Nitazoxanida no tratamento ao coronavírus. O ministro Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, participou da mobilização.

“Isso é necessário para que façamos essa parte final da Nitozoxanida e uma vez certificado cientificamente por esse protocolo, a Anvisa poderá então mudar a bula desse remédio para que seja utilizado para o Covid”, explicou.

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, ligada ao MCTI, testou dois mil fármacos utilizando inteligência artificial e identificou cinco remédios com potencial para combater a replicação do coronavírus. Com a Nitazoxanida foi possível identificar a redução em 94% da carga viral em células infectadas “in vitro”. A etapa de estudos clínicos com pacientes é a última fase da pesquisa que busca comprovar cientificamente a eficácia deste remédio no tratamento precoce da Covid-19.

“Dá para perceber o quanto isso é importante para o País e para o planeta. Nós participamos de uma rede internacional. Nós testamos esse medicamento aqui, outros países estão testando outros medicamentos também”, afirmou o ministro. “Peço que todos participem”.

A ação #500VoluntáriosJá está sendo realizada no Hospital de Emergências Albert Sabin, em São Caetano do Sul (SP) e será feita até a adesão de 500 pessoas. O teste é gratuito. Antes de participar do teste, o paciente passa por uma avaliação.

Para fazer parte da mobilização, os voluntários devem apresentar sintomas de gripe, como febre, fadiga e tosse ou confirmação da Covid-19. Os pacientes selecionados serão acompanhados por oito dias pela equipe médica do Hospital de Emergências Albert Sabin.

Leia mais

Mapa institui comitê de crise para monitorar impactos do Coronavírus

– Foto: Banco de Imagens O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu,...

Ministério cria programa para diminuir taxas de sub-registro de nascimento

Ministério vai doar equipamentos para a implantação de Unidades Interligadas nos estabelecimentos de saúde em que se realizam...

Saiba quem tem direito ao auxílio emergencial de R$ 600 por mês

Chamada de coronavoucher ou coronavale, a medida foi...

Projeto “Adote uma árvore” será lançado nesta segunda-feira em Nova Venécia

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente...

Leia também

Ademir Teixeira confirma pré-candidatura à prefeitura de Vila Pavão

O funcionário público, Ademir Teixeira (PDT), confirmou sua...

Cursos de graduação 100% online na Unopar: Um modelo de educação que só cresce

» Os sócios do grupo Axioma, Professor Lourenção e Alexsandra Calegari Lavanhole, fizeram parceria com a...

Lives do fim de semana têm Skank, Elza Soares e música sertaneja

Diversas lives vão ocorrer no fim de semana...

Polícia Militar captura foragido da justiça em Fundão

Nesta quinta-feira (02), policiais militares do 5º Batalhão efetuaram a captura de um foragido da justiça em Praia Grande, Fundão. A ação foi motivada pela...