Pesquisa estuda terapia desenvolvida a partir de células-tronco no combate à Covid-19

Pesquisa estuda terapia desenvolvida a partir de células-tronco no combate à Covid-19

O estudo tem como objetivo de compreender o processo de comunicação entre as células de diferentes partes do corpo e quais são liberadas durante a infecção pelo novo coronavírus Foto: Banco de Imagens

O projeto da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), selecionado no Programa de Combate a Epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação, tem o objetivo de compreender o processo de comunicação entre as células de diferentes partes do corpo e quais são liberadas durante a infecção pelo novo coronavírus. O estudo pode ajudar na aplicação de uma terapia desenvolvida a partir de células-tronco.
O estudo é liderado por Danilo Cândido de Almeida, pesquisador do programa de pós-graduação em Medicina (Nefrologia) e especialista em células-tronco mesenquimais.

O pesquisador observa que a COVID-19 é uma doença que abrange múltiplos órgãos — há componentes vascular, pulmonar, imunológico e renal — e que a comunicação celular é importante para interpretar como as células ‘conversam’. “Utilizaremos um modelo de estudo chamado organ-on-chip, que mimetiza [simula] as interações celulares em uma plataforma de maneira semelhante ao que ocorre em vivo”, explica.

Programa Combate a Epidemias

É um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de pessoal de alto nível para enfrentar a pandemia da COVID-19 e temas relacionados a endemias e epidemias, no âmbito dos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado do país. O Programa está estruturado em duas dimensões: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas.

Em três editais, 109 projetos de pesquisa e formação de recursos humanos foram selecionados, com o envolvimento de mais de 1.300 pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. As propostas selecionadas vão estudar temas relacionados a Epidemias, Fármacos e Imunologia e Telemedicina e Análise de dados Médicos.

Com informações da Capes

Leia mais

SEDH aborda importância do grêmio estudantil em live com estudantes

A Gerência de Políticas para a Juventude da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), representada pela gerente...

Polícia Militar aprende várias gaiolas e pássaros silvestres em Mantenópolis

Nesta quinta-feira (25/06/2020), no município de Mantenópolis/ES, uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), com apoio da Patrulha Rural do 2ºPel/3ªCia/ 11ºBPM...

Banestes já liberou mais de R$ 235 milhões em crédito emergencial para empresas do Estado

O volume de liberações das linhas de crédito emergencial operadas pelo Banestes permanece em constante crescimento....

Leia também

ES: suspeito de roubo é preso após bater o carro em ônibus durante perseguição policial

Um homem suspeito de utilizar um carro roubado...

Sortudo! Apostador capixaba leva prêmio de R$ 1,6 milhão na Lotofácil

O fim de semana começou muito mais feliz...

Mantenópolis volta para o vermelho no Mapa de Risco para a Covid-19

O Governo do Espírito Santo anunciou nesta sexta-feira (4) o 34º mapa de risco da Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (7)...