Pesquisa avalia impactos da pandemia na comercialização de alimentos no Espírito Santo

Pesquisa avalia impactos da pandemia na comercialização de alimentos — Foto: Divulgação/Incaper

 

Extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) iniciaram uma pesquisa para avaliar os impactos da pandemia do novo coronavírus na venda direta de alimentos orgânicos e agroecológicos na Grande Vitória.

Segundo a gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Gater) do Incaper, Jaqueline Sanz, que integra o grupo, a pesquisa trará informações importantes por estar baseada na realidade de agricultores capixabas que comercializam diretamente em diferentes pontos da Grande Vitória, um grande polo consumidor, e por representarem a maior parte de produtores orgânicos e agroecológicos do estado.

“Neste período de intensas e rápidas mudanças na relação agricultor-consumidor, é preciso ter conhecimento da realidade para subsidiar, inclusive, respostas do poder público e também contribuir para a troca de experiências entre os próprios agricultores. Além disso, será razoável inferir possíveis mudanças de comportamento dentro de circuitos curtos de comercialização de alimentos orgânicos e agroecológicos”, pontuou.

Para a coordenadora técnica de agroecologia do Incaper e também integrante do grupo, Andressa Alves, a pesquisa deve revelar os impactos da pandemia na comercialização de alimentos orgânicos e agroecológicos, considerando as estratégias adotadas pelos agricultores para viabilizar a comercialização da produção.

“A expectativa é de que a pesquisa permita indicar as principais medidas que os agricultores tomaram frente às mudanças impostas, trazendo luz aos impactos e efeitos na produção, distribuição e comercialização, indicando, também, as principais mudanças no cotidiano desses agricultores”, revelou Andressa Alves.

A pesquisa já começou a ser aplicada por meio de um formulário digital.

“A pesquisa é realizada por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas direcionadas a agricultores orgânicos e agroecológicos que comercializam diretamente na Grande Vitória. A previsão de encerramento da aplicação dos questionários é até a última semana de junho, e a divulgação dos primeiros resultados deve ocorrer em meados de julho”, acrescentou Jaqueline.

“Os agricultores orgânicos e agroecológicos que comercializam diretamente seus produtos representam mais de 160 famílias, distribuídas em 32 espaços, como feiras, empresas, instituições públicas, e demais modalidades de comercialização direta, nos municípios de Serra, Vila Velha, Vitória e Guarapari. Conhecer suas avaliações e respostas nos ajudará a compreender e responder, no futuro, a novas demandas por soluções na área”, disse Rachel Quandt Dias, coordenadora de Segurança Alimentar e Estruturação da Comercialização do Incaper e também integrante do grupo de pesquisadores.

Outro participante do grupo é o extensionista do Incaper Galderes Magalhões. Ele coordena o Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Central Serrano.

“Algumas tendências já são visíveis sem a pesquisa, mas é com uso de um método de coleta e análise de dados que poderemos, com mais certeza e veracidade, compreender melhor os impactos e como os agricultores estão respondendo a tudo isso”, afirmou.

Leia mais

Destinos nacionais serão os mais procurados após pandemia, diz pesquisa

Após o confinamento, destinos e serviços que proporcionem bem-estar e contato com a natureza são citados como segmentos...

Motorista capota carro após desviar de cavalo em Nova Venécia

Um acidente foi registrado na noite deste domingo...

Operação Focus investiga origem das queimadas no Pantanal

Técnicos do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, da Perícia Técnica da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do estado, agentes...

Leia também

Espírito Santo chega a 3.551 mortes e 121.514 pessoas com 132.350 casos de Coronavírus

O Espírito Santo registrou, até esta quinta-feira (1), 3.551 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 132.350. O índice de letalidade...

Ação Social de Nova Venécia precisa do seu voto para ganhar vans

A Secretaria de Ação Social de Nova Venécia está participando do Edital de Emendas Parlamentares do deputado Federal, Felipe Rigoni (PSB), e pode ganhar...