Perícia vai analisar material orgânico recolhido em buscas no Amazonas

Compartilhe

A Polícia Federal (PF) no Amazonas, que coordena as forças de segurança na Operação Javari, informou nesta sexta-feira (10) que equipes de busca encontraram material orgânico, “aparentemente humano”, em uma área próxima ao porto de Atalaia do Norte. Ainda não se sabe se a amostra recolhida tem relação com o desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira.

O material foi encaminhado para análise pericial pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, que também realizará perícia em vestígios de sangue encontrados na embarcação de Amarildo da Costa de Oliveira, 41 anos, conhecido como “Pelado”, suspeito de envolvimento no caso. Ontem (9), a Justiça decretou a prisão temporária de Amarildo por 30 dias corridos.

Os investigadores também coletaram materiais genéticos de referência de Dom Phillips, em Salvador, e de Bruno Pereira, no Recife. As amostras coletadas serão utilizadas na análise comparativa com o sangue encontrado na embarcação.

Phillips, que é colaborador do jornal britânico The Guardian, e Pereira, servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), foram vistos pela última vez na manhã de domingo (5), na região da reserva indígena do Vale do Javari, a segunda maior do país, com mais de 8,5 milhões de hectares. Eles se deslocavam da comunidade ribeirinha de São Rafael para a cidade de Atalaia do Norte (AM), quando sumiram sem deixar vestígios.

O indigenista já havia denunciado que estaria sofrendo ameaças na região, informação confirmada pela PF, que abriu procedimento investigativo sobre essa denúncia. Bruno Pereira estava atuando como colaborador da União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja), uma entidade mantida pelos próprios indígenas da região.

Perícia vai analisar material orgânico recolhido em buscas no Amazonas

Leia também

Dia D da Busca Ativa Escolar de Nova Venécia acontece às quintas-feiras

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), seguindo o cronograma do Dia...

Portaria do INSS detalha procedimentos para atendimento presencial

Portaria publicada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Diário Oficial da União de hoje (29) detalha regras e procedimentos...

Curral de Leilões no Polo Industrial em Barra de São Francisco está em fase de conclusão

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos anunciou, logo no início do seu mandato a...

Primeiro semestre de 2022 tem o menor número de homicídios em 26 anos no Espírito Santo, diz secretaria

    Número de homicídios no ES desde 1996. Primeiro semestre de 2022 registrou os menores índices. — Foto: Reprodução/Sesp Os...

Cartão do Auxílio Brasil começa a ser entregue; veja quem receberá

CRISTIANE GERCINA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O novo cartão do Auxílio Brasil começou a ser entregue aos...

Programa do Governo Federal instala mais de 17 mil postos de internet em todo Brasil

O governo federal entregou 17 mil pontos de internet em todo o Brasil,  por meio do programa Governo...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem queda nesta quinta-feira (30)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quinta-feira (30) com queda de 1,95% e o produto...