Perda de documentos e acidentes sem vítimas serão registrados apenas de forma on-line no Espírito Santo

Compartilhe

Boletins de ocorrência sobre perda de documentos, ocorrências de trânsito sem vítimas e outros fatos atípicos no Espírito Santo passaram a ser registrados, exclusivamente, pela Delegacia On-line.

A mudança foi publicada no Diário Oficial.

A Polícia Civil do ES disse que adotou a mudança “considerando que a evolução digital é um movimento que afeta também o setor público e exige a adoção de soluções inovadoras e mais eficientes”.

“Além disso, a mudança converge com o esforço do governo do estado de aprimorar a prestação de serviços à população capixaba, somando soluções tecnológicas aos recursos humanos já existentes”, divulgou a polícia.

A mudança abrange apenas boletins de ocorrência que relatem o que, juridicamente, é considerado fato atípico: situações nas quais o cidadão deseja fazer um registro para a proteção dos próprios direitos, mas que não representam crimes e não exigem investigação criminal.

“O cidadão precisa registrar que perdeu documentos, ou que colidiu contra um muro, sem ferir ninguém, ou qualquer outra situação para a qual ele considere importante fazer um registro, mas que não, necessariamente, dará início a uma investigação criminal. Este cidadão fará seu registro, exclusivamente, por meio da Delegacia On-line, dentro de casa, deixando o ambiente da Delegacia física para o atendimento de vítimas de crimes”, explicou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

Com a mudança, a polícia espera reduzir a circulação de pessoas nas dependências das delegacias, priorizando o atendimento às vítimas de crimes.

O delegado-geral esclareceu que há exceções: aqueles que tiverem empecilhos para realizar o registro em casa podem continuar procurando as delegacias.

“Pessoas em situação de rua, que tenham alguma deficiência física ou intelectual que impeça o registro por meio virtual, ou que não tenham instrução escolar ou acesso à internet podem continuar procurando as delegacias de Polícia Civil em todo o estado. Nossos policiais estão à disposição para atender e orientar no que for necessário”, enfatizou.

Além das ocorrências de fatos atípicos, a Delegacia On-line também está disponível para o registro de outros tipos de ocorrências. Apenas homicídios, sequestros, estupros e furtos e roubos de veículos não são aceitos . Nestes casos, o registro é feito, exclusivamente, em delegacias físicas.

Leia também

Preço da energia, vacina da gripe, economia verde, micro e pequenas empresas e sistema financeiro

No episódio desta semana (01), o podcast Giro Brasil 61 traz um dado que pesa no bolso do...

Governo deve impedir preços abusivos de fertilizantes, defende autor de proposta de fiscalização

Em entrevista ao portal Brasil61.com, o deputado federal Domingos Sávio (PL-MG) afirma que o governo precisa impedir preços...

Bueiro é construído no Santa Angélica, agora, são 81 em um ano e seis meses

A secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, com seus funcionários construíram mais...

Ruas do bairro Cruzeiro sendo preparadas para receberem pavimentação

Máquinas da secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, juntamente com servidores da...