PEQUENOS NEGÓCIOS: Produtor de queijo vende pela internet e movimenta economia local

Compartilhe

Os pequenos negócios movimentam a economia do Brasil. E a região Sudeste é a que concentra o maior número de donos de negócios. Só em Minas Gerais, são 422 mil empreendedores, segundo o Atlas dos Pequenos Negócios<\/a>

E um desses empreendedores é o produtor de queijos Oswaldo Filho, do município de Alagoa, no Sul de Minas. Ele é o dono da empresa Queijo D’Alagoa<\/a> e foi um dos pioneiros na venda do produto pela internet. 

No início do negócio, em 2009. Osvaldo descobriu que poderia utilizar o serviço dos Correios para enviar os queijos e, então, criou um blog, para fazer vendas.

“Eu falei: ‘agora vai!’, quando vendemos as três primeiras pecinhas [de queijo]. Acreditei que ia dar certo e fiquei feliz por ter dado certo. Em janeiro de 2010, conheci o mestre queijeiro Bruno Cabral, ele fez o pedido de 20 peças e, de lá para cá, nunca mais parou. Hoje, o nosso contrato mantém a agência do Correios aberta aqui, na cidade de Alagoa.”

Diante do potencial do negócio, ainda em 2010, Osvaldo procurou o Sebrae<\/a> regional de São Lourenço, em busca de apoio teórico: queria aprender tudo sobre logística, relacionamento com clientes e linha de produção. 

“Além do apoio que nós recebemos do Sebrae regional, também conto muito com o apoio do estadual, Sebrae Minas. Faço parte do programa Origem Minas, já fiz parte do Sebraetec. Também já tem várias iniciativas que nós participamos com o Sebrae nacional. O apoio que recebemos é essencial, é motivacional e de muita instrução, abre muitas portas.”

E a visão empreendedora de Oswaldo trouxe frutos: seu queijo já ganhou 40 prêmios nacionais e internacionais. Atualmente, a empresa tem uma loja física e os produtos são vendidos por revendedores em todos os estados do Brasil. Por mês, a Queijo D’Alagoa vende, em média, duas toneladas de produtos.

Para o empresário, o mais importante é o impacto social que isso tudo gera no município de Alagoa, movimentando a economia local e fomentando o turismo.

O Sebrae apoia pequenos negócios como o de Osvaldo. São pessoas que trabalham e realizam, movimentando a economia e transformando a história de milhares de brasileiros. 

Sebrae, há 50 anos ao lado de quem fez história ontem, constrói o hoje e cria o futuro todos os dias.

Foto: Divulgação/SebraeFoto: Divulgação/Sebrae

Salvas pelo autoexame

Leia também

Seminário Internacional apresenta estratégia de desenvolvimento das Rotas de Integração Nacional

No Seminário Internacional, que ocorrerá nas próximas duas terças-feiras, 9 e 16 de agosto, o Ministério do Desenvolvimento...

Mais um bueiro reconstruído no Córrego do Denzol; agora são 95 em um ano e oito meses

Mais um bueiro com manilhas e casqueiro de granitos foi reconstruído pelos funcionários da secretaria de Transportes e...

Prefeitura de Barra de São Francisco adquire três caminhões com recursos próprios do município

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, recebeu nesta quinta-feira (11), o terceiro caminhão, sendo...

Preso em flagrante suspeito de furtar peças de escavadeira avaliadas em R$ 30 mil

A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (5), em flagrante, um jovem de 20 anos suspeito de furtar peças...

Jovem perde controle de veículo e bate em parede de padaria em bairro de Nova Venécia

Uma padaria foi invadida por um veículo descontrolado na noite do último sábado, 06, no bairro Altoé, em...

ES: polícia prende suspeito de assaltar 7 pessoas em 1 mês e investiga lojas por receptação de celulares

  Celular roubado por suspeito foi encontrado em loja que vende smartphones usados em Guarapari, ES Um jovem de 20...

Produção obrigatória de energia a partir de gás natural pode gerar impacto de R$ 86,7 bilhões sobre o custo da eletricidade

A obrigatoriedade da produção de 8 gigawatts (GW) de energia a gás natural pode gerar um impacto de...

Neste sábado tem lançamento da biografia do Padre Luiz Carlos Meneguetti

Acontece neste sábado, 13 de agosto de 2022, o lançamento da biografia do Padre Luiz Carlos Meneghetti. O evento...