Penitenciária realiza concurso de arte e humaniza espaço escolar

Compartilhe

Uma parceira em prol da educação. Assim é possível resumir o projeto desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Manoel de Abreu”, no distrito de Bebedouro, em Linhares, que atende alunos internos da Penitenciária Regional de Linhares (PRL).

O 1°Concurso de Desenho e Projeto Humanização do Espaço Escolar contou com a participação de cerca de 40 alunos. A iniciativa, idealizada pelos professores Merian Souza da Penha Jacob, Karen Annes Antunes, Rodrigo Gomes da Vitória e a pedagoga Silvia Lima, envolveu os internos em um concurso de arte e pintura. 

A revitalização do ambiente escolar foi realizada pelos próprios alunos. Eles foram responsáveis por preparar as tintas, lixar as paredes, desenhar, pintar e limpar o ambiente. “As habilidades artísticas devem ser incentivadas, pois evidencia e potencializa as boas experiências de vida do indivíduo. É uma forma de ocupar o reeducando, uma fonte de distração que aumenta sua autoestima. É a chance de mostrar a ele que existe a esperança de um amanhã melhor, além das grades que o separam do mundo exterior”, destacou a professora Merian Souza.

Para o diretor da Penitenciária Regional de Linhares, Vinicius de Mendonça Narcizo, projetos como o desenvolvido na escola são fundamentais para a ressocialização dos apenados. “Na nossa unidade, temos horta, projetos de marcenaria, cabelereiro, rádio, incentivo à leitura e à música. Essa foi mais uma iniciativa que abraçamos pelo potencial de envolver os participantes em uma reflexão que estimula o autoconhecimento. O ambiente ficou mais agradável com essas artes. Houve muita interação durante o concurso e o resultado é extremamente positivo. Apoiamos todas as ações que permitam o desenvolvimento de habilidades dos internos e que contribuam com seu futuro pós-cárcere”, reforçou Narcizo.

O interno Kaique Adão, que cursa o 3º ano do Ensino Médio, disse que são ofertadas oportunidades para todos os apenados e que está contente por participar do projeto que permitiu descobrir na pintura um talento que se orgulha.

Leia também

Sine de Barra de São Francisco tem 30 vagas de emprego; confira

  A agência do Sine em Barra de São Francisco, abre a semana com 30 oportunidades de empregos formais. Algumas...

Estágio: veja como concorrer a vagas disponíveis com bolsas de R$ 450 a R$ 1 mil

O Espírito Santo tem vagas de estágio abertas para os níveis médio, técnico e superior. As bolsas variam de...

Procuradoria do STJD denuncia Cruzeiro e Grêmio por cantos homofóbicos

Cruzeiro e Grêmio foram denunciados nesta segunda-feira (23),  pela Procuradoria de Justiça Desportiva, por cantos discriminatórios entoados por torcedores...

Vice-presidente participa de feira da indústria de defesa

O vice-presidente Hamilton Mourão participou hoje (20) do encerramento da 2ª SC Expo Defense, um evento que reúne...

Polícia Ambiental destrói mais de 200 gaiolas apreendidas em Barra de São Francisco e cidades vizinhas

A equipe da Polícia Militar Ambiental em Barra de São Francisco, em defesa da vida e do meio...

ES: jovem é presa suspeita de matar namorada do ex a facadas por ciúme

  window.PLAYER_AB_ENV = "prod" Uma mulher de 18 anos foi presa pela equipe da Delegacia de Polícia de...

Mulher é assassinada a facada pelo companheiro em Colatina

Uma mulher de 33 anos, identificada como Analine Francisco foi brutalmente assassinada a facada pelo companheiro dela, um...

REIQ: Câmara aprova projeto que prorroga a tributação especial até 2027

A Câmara dos Deputados votou a Medida Provisória 1195/2021, que extinguia o Regime Especial da Indústria Química (Reiq),...