Pedro Paulo Dias Mesquita é o novo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME

O governo federal nomeou o economista Pedro Paulo Dias Mesquita para o cargo de secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME). 

A publicação saiu no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira (28).

O novo secretário possui experiência na área econômica, com ênfase em Economia Industrial e Inovação. Atuou como economista no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde se dedicou à elaboração e condução de políticas para apoio à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento do setor de mineração e metais, e como analista de projetos na Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), onde exerceu o cargo de assessor da presidência.

Pedro Paulo é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro. Atualmente, faz mestrado em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento no Instituto de Economia da UFRJ.

“O novo secretário conhece bem o setor e sabe a importância de diversificar a pauta mineral. Esteve sempre presente conosco no Canadá. Conhece o mercado, como as Juniors se comportam e o que elas podem trazer de bom para o Brasil. Além de possuir uma cultura da área financeira que é muito importante para nós”, avalia Luís Maurício Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM). 

Secretaria

No âmbito do governo federal, a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) é responsável por conduzir estudos e propor ações para o desenvolvimento sustentável da mineração e da transformação mineral.

A SGM formula e articula propostas de planos e programas plurianuais.

A pasta também tem como competência a outorga de portarias de lavra para substâncias metálicas, commodities minerais e água mineral, e supervisiona o controle e a fiscalização da exploração e da produção dos bens minerais.

Com informações do Ministério de Minas e Energia e da ABPM.