Pedro Castillo permanece à frente das eleições no Peru com mais de 97% das urnas apuradas


TeleSur – Com 97,82% dos registros eleitorais processados, o candidato à presidência do Peru, Pedro Castillo, lidera, nesta terça-feira, contra sua oponente da Fuerza Popular, Keiko Fujimori, depois que o candidato inverteu os resultados preliminares.

O Ofício Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) do Peru apresentou a atualização dos dados em um portal na web para que a população pudesse acompanhar a contagem dos votos.

Com base nesses dados, o candidato do Peru Libre, Castillo, obteve 8.620.134 votos válidos, o equivalente a 50,20% dos votos válidos.

Por sua vez, Fujimori tem 8.550.511 votos válidos, o que representa um total de 49,79% das cédulas processadas.

Após a publicação dos novos resultados que favorecem o candidato ao Peru Libre, a candidata presidencial Fujimori expressou à mídia sua preocupação com uma suposta “série de irregularidades” no processo de análise da ata.

Da mesma forma, o candidato Castillo ratificou seu compromisso de zelar pelo respeito à vontade do povo peruano e fez um apelo à sanidade e à tranquilidade. Ele destacou “a coragem dos heróis e heroínas da democracia. Nosso reconhecimento e saudação a esta vigília cidadã pela democracia”.


Leia mais

Leia também