Pedra do Elefante, em Nova Venécia, pode virar rota turística

Compartilhe

 

Callegari avalia que o turismo na região será incrementado com a criação da rota (Foto: João Junior/Prefeitura de Nova Venécia)

O deputado Callegari (PL) apresentou o Projeto de Lei (PL) 429/2023 que cria no estado a “Rota da Pedra do Elefante”, declarando-a como de relevante interesse turístico e cultural. Conforme o projeto, o município integrante da Rota da Pedra do Elefante será Nova Venécia.

Ele justifica na matéria que a atração natural é o principal símbolo turístico de Nova Venécia, destacando que a criação da rota formaria um percurso ao redor do monumento natural de aproximadamente oito quilômetros.

Callegari acrescenta que, caso se torne lei, a iniciativa possibilitará o desenvolvimento sustentável do potencial turístico local com o município sendo projetado no estado e no país, incrementando o número de visitantes.

Foto: Lucas S. Costa

Tombamento 

No PL, Callegari cita que a Área de Proteção Ambiental da Pedra do Elefante foi criada por meio do decreto estadual 794-R, com o tombamento pelo Conselho Estadual de Cultura por meio da Resolução 4/1984.

“Uma das singularidades da área é a presença expressiva de afloramentos rochosos de granitos com biodiversidade associada a ecossistemas de encosta, com vegetação rupestre e fragmentos de Mata Atlântica”, descreve o deputado na proposta.

Callegari destaca ainda como atração turística no local a presença de uma árvore centenária, uma gameleira, de nome científico Ficus sp, com cinco metros de diâmetro, que atrai curiosos e fiéis de vários estados por acreditarem que lá ocorre a aparição de uma santa, a Mãe Peregrina.

A justificativa relata ainda que o local oferece potencial para o geoturismo, agroturismo, ecoturismo e também para práticas esportivas de aventura, além de abrigar um precioso patrimônio histórico com casarões do século XIX.

Devido à importância biológica, a unidade de conservação faz parte do Corredor Ecológico da Pedra do Elefante, onde se encontram espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção.

O projeto de Callegari será analisado pelas comissões de Justiça, Turismo e Finanças antes de ser votado pelos deputados no Plenário Dirceu Cardoso.

Acompanhe a tramitação do PL 429/2023

Leia também

Deputados se reúnem para elaborar planejamento estratégico do Poder Legislativo capixaba

Na busca por um horizonte ainda mais promissor para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o Presidente Marcelo...

Ministério da Cultura divulga resultado preliminar do Prêmio Carolina Maria de Jesus

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura, divulgou o resultado preliminar da...

Fies: Prazo para se inscrever em vagas remanescentes termina nesta quinta-feira (30)

Os estudantes interessados em participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem fazer as inscrições até o dia...

Boi gordo registra forte baixa no preço nesta segunda-feira (27)

A cotação do boi gordo começou esta segunda-feira (27) com forte queda de 2,30% e o produto é...

Programa Rouanet Norte está com inscrições abertas

O Programa Rouanet Norte, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), está com inscrições abertas até 29 de dezembro,...