Pediatras e clínicos recebem treinamento para manejo de vias aéreas no Himaba

Cerca de 230 médicos pediatras e clínicos passaram por treinamentos nas últimas semanas no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis. Os profissionais foram capacitados para o manejo avançado de vias aéreas em pacientes com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). 

O coordenador médico da Emergência do Himaba, Lincoln Bertholi Rohr, que ministrou a capacitação, ressaltou a importância de os profissionais estarem preparados e treinados, com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). “Estamos fazendo a orientação com uma técnica mais rigorosa. Mesmo não sendo hospital de referência para internação de casos de Covid-19, é importante treinarmos a equipe, uma vez podemos receber na unidade pacientes contaminados pela doença”, explicou o coordenador.

A capacitação, que ocorreu entre os meses de maio e junho, contou com cerca de 30 profissionais do Himaba e também com outros 200 profissionais oriundos de Prontos Atendimentos do Trevo de Alto Laje, em Cariacica, e da Glória, em Vila Velha, além de profissionais do Hospital Metropolitano, na Serra, que foram divididos em equipes, visando a  garantir também o respeito ao distanciamento social.

Além de capacitados para o manejo avançado de vias aéreas, os profissionais também receberam orientações sobre uso adequado de Equipamento de Proteção Individual (EPI), com apresentação de um vídeo realizado pela equipe do Himaba, mostrando a maneira correta da paramentação e desparamentação do EPI, uma vez que o uso adequado dos equipamentos auxilia garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando a exposição a doenças.  

Todos os participantes receberam um certificado de participação no “Curso de Manejo de Via Aérea Avançada em Pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave”. O documento poderá ser incluído no currículo dos profissionais.

 

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

Leia mais

Leia também