Pastores de Nova Venécia falam sobre a fé e o Dia do Evangélico

Compartilhe

A Notícia entrevistou seis líderes religiosos que explicaram sob critério de cada um, o significado da fé e de Deus, para aqueles que seguem esta vertente da doutrina cristã


Neste domingo, dia 31 de outubro, é comemorado em Nova Venécia, o Dia do Evangélico,. Feriado municipal, a data homenageia aqueles que seguem esta vertente da doutrina cristã. A reportagem é de Cintia Zaché, da Rede Notícia.

Para reverenciar os evangélicos, A Notícia preparou uma reportagem com pastores responsáveis pelo pastoreio na cidade. Na edição de hoje, cada um deles explica o que é ser evangélico, fala sobre a fé, e também a esperança, trazendo a palavra de Deus em cada linha descrita.

A matéria ainda apresenta a visão de cada um deles, do que é ser um cristão evangélico, mostrando a importância que cada indivíduo tem em sua missão no mundo, confira:

Dados

Em 2020, o Instituto de Pesquisa Datafolha publicou nova pesquisa, informando que os evangélicos representariam 31% da população brasileira, o que à época equivalia a 65,4 milhões de pessoas.

Segundo a pesquisa, o Espírito Santo lidera na quantidade de evangélicos.
De acordo com os números divulgados, o número de evangélicos cresce, principalmente, entre os jovens. Fonte: IBGE


Ser evangélico ou protestante significa ser temente a Deus

“No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, fixou nas portas da Catedral de Wittemberg, na Alemanha, suas conhecidas 95 Teses denunciando os desvios doutrinários e abusos cometidos pela Igreja Romana Medieval. Este evento marcou a história como o início do movimento conhecido como Reforma Protestante. Este movimento rapidamente alcançou a Europa e ganhou o apoio de diversos príncipes e governantes. Foi a partir daí que aconteceu o cisma mais conhecido do Cristianismo ocidental. Outros movimentos reformistas também aconteceram Europa a fora (Suíça, França, Inglaterra e Escócia). O protestantismo alcançou todo mundo com o passar dos anos, através de imigrações e esforços missionários. Em muitas cidades do Brasil, incluindo Nova Venécia, no Dia da Reforma, também se comemora o Dia do Evangélico. Mas o que é ser evangélico? Basicamente, ser evangélico ou protestante significa ser temente a Deus, crer e praticar o que é ensinado no Evangelho. Para o cristão evangélico, o Evangelho (Boa nova) é todo conteúdo bíblico – os 66 livros da Bíblia, sendo 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento, sem a adição dos chamados apócrifos ou deuterocanônicos. Os evangélicos confessam o senhorio único e exclusivo de Jesus Cristo como Senhor e Salvador (Fp 2.5-11; 2Tm 2.5,6), afirmam a Bíblia Sagrada como sua única regra de fé e prática por ser a Palavra inspirada de e por Deus (2Tm 3.16,17), crêem que a salvação é um ato da livre graça de Deus concedida àqueles que, arrependidos de seus pecados, crerem em Jesus Cristo, em detrimento obras e sem nenhum tipo de mediação (Jo 3.16; 14.6; Ef 2.8,9). Ser cristão evangélico é ser consciente de sua missão no mundo, buscando viver para a glória de Deus, exalando o bom perfume de Cristo por meio de um estilo de vida simples, coerente e que produza efeitos abençoadores na sociedade (1Co 2.14,15; 10.31; Fp 1.27). Ser evangélico é ter consciência social, sendo solidários aos necessitados (Pv 31.20; At 2.42-47), é reafirmar os valores ensinados pelas Escrituras e procurar vivê-los fielmente (Ec 12.13; Jo 14.21; 1Jo 2.4). Ser evangélico é ser amoroso, pacífico, longânimo, bondoso e misericordioso (Gl 5.22-25). Ser evangélico é amar ao Senhor sobre todas as coisas e ao próximo como si mesmo (Mt 22.36-40); é amar e defender os valores familiares e morais; é não se conformar com este século, mas ser transformado pela renovação da mente (Rm 12.1). Ser evangélico é ter consciência de que nada somos além de pecadores que foram redimidos pela graça do Senhor e que por isso, Jesus Cristo é tudo para nós. É abençoar e servir, assim como o Ele fez e ensinou.
Reverendo Rodrigo Geraldo da Silva, pastor da 2ª Igreja Presbiteriana de Nova Venécia


Ser evangélico no século XXI

“Neste tempo em que estamos vivendo, percebo uma radicalização muito forte contra a igreja crista e um silêncio assustador da liderança de uma forma geral. A pandemia da Covid-19, desnudou o papel da igreja neste mundo de forma assustadora. Quantos pastores se acovardaram nesse tempo e se trancaram dentro das suas casas, sem se colocar como esperança e alternativa, para um mundo que estava em pânico e ainda está? Estamos, de fato, vivendo a experiência mencionada pelo apóstolo Paulo em II Timóteo 4.1-4, quando ele pontua que chegará o tempo em que Cristo julgará os vivos e os mortos, por isso, exorta que Timóteo pregasse a Palavra, estivesse preparado a tempo e fora de tempo, repreendendo, corrigindo e exortando com paciência a doutrina. Ele acentua que chegaria o tempo em que as pessoas não suportariam a sã doutrina e, procurariam viver segundo os seus próprios desejos, recusando-se a dar ouvidos a verdade e voltando para os mitos. Ser evangélico para mim é buscar o verdadeiro sentido do cristianismo e viver esse cristianismo, na essência da direção bíblica, tendo a fé inabalável, sem estar condicionada as propostas dos tempos presentes. Considerando que hoje é taxado de radical, aquele que defende os princípios da fé cristã, com base na Bíblia Sagrada. Prefiro ser radical a ter que desobedecer a orientação que Cristo nos deu! A fé cristã é imperativa e inegociável, não existe meio-termo ou obedecemos ou desobedecemos”
Wagner Alves Pacheco, pastor Sênior, 1ª Igreja Batista em Nova Venécia


Ser evangélico, no fim das contas, é ouvir a Bíblia

Como é ser evangélico? Talvez esta seja uma pergunta que você se faça muito. Talvez seja uma pergunta que muitos te façam. Ou, talvez, ninguém nunca tenha te perguntado isso. Mas fique com esta pergunta em mente. Não é uma pergunta fácil de responder, pois hoje existe todo tipo de “evangélico” e muitos não se assemelham mais ao que se espera daqueles que Testemunham do Evangelho. Evangélico é mais do que Ler os 4 evangelhos que estão na Bíblia. É mais do que ter coragem de pregar em casa ou em público. Aliás, na igreja Luterana, oficialmente, quem prega é o pastor que leva quase 10 anos de sua vida, estudando, para poder receber um chamado e pregar em uma igreja. Não é uma “revelação”, ou um “sentimento” que conduz o pastor ao Ministério, mas trabalho sério de estudo e formação. Este valor da educação vem ainda da Igreja Católica e foi continuado por igrejas Protestantes históricas até hoje. Se você quiser ser padre, ou pastor Luterano, levará cerca de 10 anos até formar-se e ainda vai estudar o resto da vida, várias horas semanalmente (inclusive nas férias). Ser evangélico, no fim das contas, é ouvir a Bíblia. E não alguém que, lá na frente, começa a balbuciar mensagens incompreensíveis e ainda põe a culpa no Espírito Santo. Ser evangélico é viver vida coerente com aquilo que é aprendido da Palavra de Deus. Ser evangélico, então, é aprender da Bíblia e falar da Salvação, que a Bíblia aponta. Esta salvação que só pode ver de Jesus Cristo. Único caminho, verdade e vida. Jesus não te promete riquezas, não te promete facilidades e nem mesmo te promete que você terá toda a felicidade e prazeres desta vida. Quem te promete vida fácil aqui, são homens e mulheres que não falam em nome de Jesus. Jesus quer sim que você tenha uma vida boa aqui, mas quando isso não acontece, ele não te abandonou. Está ao seu lado, guiando nas dificuldades, rumo à eterna morada. Lá sim, vida e felicidade sem fim. E lembrando que: “todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus.” (Romanos 8.28)
Reverendo Jarbas Hoffimann, teólogo e pastor Luterano


Se eu quero mudança na sociedade, primeiro deve se começar da minha casa

“Ser evangélico é reconhecer que há uma verdade, que nos liberta da escravidão do pecado e do pensamento que não tem jeito para nossas dificuldades e defeitos, reconhecendo também que para nós, há um único e suficiente salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pois, como foi profetizado no livro de Isaías 53:5: “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”. Nossa fé está firmada Nele, que por dele, por ele e para ele, são todas as coisas. Ele ressuscitou dos mortos porque Nele não havia pecado algum, mais do que isso, Ele vive e em breve voltará para buscar a sua noiva (igreja), e nisso está firmada nossa esperança. O dia do evangélico é uma conquista para todos nós, pois também fazemos parte da história nacional. Oramos por país que antes conhecido por corrupção, seja conhecido por sua ascensão. Entendendo que se eu quero mudança na sociedade, primeiro deve se começar da minha casa e das minhas atitudes, não para que nós nos classifiquemos evangélicos, mas que todos vejam as nossas boas obras e glorifiquem a nosso Pai, que está nos céus”
Alexandre Clarindo, pastor da Igreja de Deus Reavivamento Pentecostal (IDERP)


Ter fé é depositar a confiança exclusivamente em Deus

“Dia 31 de Outubro é uma data destinada ao Dia do Evangélico, feriado de cunho religioso, é uma maneira de comemorar já que grande maioria da população segue a religião Evangélica. Ser evangélico de acordo com a Bíblia, é viver a experiência da conversão, ter certeza dela, seguir as santas palavras de Deus levar o Evangelho a todos aqueles que necessitam, pois, a Bíblia, diz: “Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Marcos 16V15). Como evangélicos devemos levar a palavra de Deus a todos aqueles que necessitam. Assim, a fé evangélica concentra-se nas boas novas da salvação trazida aos pecadores por Jesus Cristo. A Bíblia diz que “a fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se vêem” (Hebreus 11:1). Ter fé é depositar a confiança exclusivamente em Deus, independentemente das circunstâncias. É abraçar as promessas de Deus, confiar em sua Palavra e permanecer fiel a Cristo. A fé nos leva acreditar que Deus tudo faz e tudo pode. Somente aqueles que confiam em Jesus Cristo como seu salvador recebem o dom gratuito de Deus da salvação eterna”
Flávio Souza Andrade, pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus


A fé e a esperança são fundamentais para esses dias que estamos vivendo

“A célebre frase dita por Habacuque e repetida em Romanos, Gálatas e Hebreus continua viva até hoje: “O justo viverá da sua fé”. Fé é o estilo de vida do cristão e é como ele se relaciona com Deus, porque é pela fé que nos aproximamos Dele. A fé nos possibilita viver cada promessa de Deus, subjugar a carne e andar em espírito, ver o sobrenatural, orar eficazmente, vivenciar o impossível e vencer os desafios que a vida nos impõe. A fé trata com sua vida individualmente, seu domínio pessoal e vida com Deus. Tudo que tange a você é acessado pela fé. Sua salvação, cura, libertação, prosperidade, adoração. Todas as riquezas da graça de Deus dadas a nós são acessadas pela fé. “Pela fé temos acesso a essa graça” (Rm 5.2). Assim vou falar também da Esperança. A esperança cristã é o que nos faz olhar para o futuro. Antigamente, colocávamos nossa esperança em coisas que estavam sob o domínio da fé. Mas, ao descobrir isso, não podemos de forma alguma abandonar a esperança. O apóstolo Paulo afirma categoricamente que se vivemos uma vida sem a esperança somos os mais infelizes dos homens. Saber que essa vida aqui é passageira e que uma eternidade nos aguarda, nos coloca em movimento, pois, afinal de contas, a primeira coisa que acontecerá ao entrarmos na eternidade será receber os galardões pela obra que realizamos em fé aqui na terra”
Lucenildo F. de Oliveira, pastor da Igreja Assembleia de Deus Madureira

 

Leia também

‘Um pente e rala’ diz Jojo Todynho e revela que filmou 1ª relação sexual com seu marido

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cantora Jojo Maronttinni, conhecida como Jojo Todynho, 25, foi tomar café da...

Adolescente é baleado em ataque a tiros Paulista, interior de Barra de São Francisco

Um adolescente de 15 anos foi baleado na noite deste domingo (3) na localidade de Vila Paulista, em...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem queda nesta quinta-feira (30)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quinta-feira (30) com queda de 1,95% e o produto...

Barra de São Francisco recebe mais um equipamento agrícola da Seag

Um grupo de vereadores de Barra de São Francisco esteve representando o prefeito Enivaldo dos Anjos na solenidade...

‘É difícil, na minha idade, me ver como mãe’, diz adolescente grávida

  Taislane, grávida aos 14 anos, sentada na cama de casa em que vive com a mãe Uma menina cheia...

Ex-assessor de Milton Ribeiro falta a quatro depoimentos na CGU

PAULO SALDAÑA, CÉZAR FEITOZA E CONSTANÇA REZENDE BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Um ex-assessor especial de Milton Ribeiro, amigo...

Athletico-PR derrota Libertad por 2 a 1 na Arena da Baixada

O Athletico-PR superou o Libertad por 2 a 1, nesta terça-feira (28) na Arena da Baixada, em Curitiba,...