Parques estaduais do Espírito Santo estarão fechados nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro

Entretanto, locais funcionarão normalmente nos outros dias de semana, inclusive no sábado (3) e domingo (4).

Parques estaduais do Espírito Santo estarão fechados nesta quinta-feira (31) e na sexta (1°) — Foto: Divulgação/Iema

Parques estaduais do Espírito Santo estarão fechados nesta quinta-feira (31) e na sexta (1°) — Foto: Divulgação/Iema

Os parques estaduais do Espírito Santo estarão fechados nesta quinta-feira (31) e na sexta (1°), por conta do Ano Novo. Entretanto, funcionarão normalmente nos outros dias de semana, inclusive no sábado (3) e domingo (4).

A exceção é o Parque Paulo Cesar Vinha, que está fechado durante toda a semana por ter sua sede em Guarapari, município atualmente em alto risco no mapa de de risco da Covid-19.

Os demais parques se encontram em municípios atualmente em risco moderado e estão autorizados a funcionar respeitando as regras sanitárias. O mapa de risco é atualizado semanalmente e, de acordo com a classificação de risco, é atualizado também o funcionamento de cada parque.

Em Conceição da Barra, o Parque Estadual de Itaúnas não terá expediente administrativo. Porém, o local estará aberto para visitação todos os dias, já que as trilhas e praias são de livre acesso e autoguiadas, e Itaúnas não possui portaria para restrição de acesso.

Já o Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, não abriu também nesta segunda (28), em função da manutenção.

A visitação no Parque do Forno Grande, em Castelo, e Pedra Azul, em Domingos Martins, é feita em dois turnos, de 50 visitantes cada, das 8h às 11h e de 13h às 16h.

No Forno Grande, não é preciso agendamento prévio, apenas para a prática de escalada até o pico. Os interessados devem enviar e-mail para agendamentofornogrande@gmail.com.

Já em Pedra Azul é necessário agendamento pelo e-mail agendamento.pepaz@gmail.com. O interessado deve enviar nome, CPF, data e turno que deseja visitar o parque. É possível agendar até seis pessoas por e-mail.

Os parques Cachoeira da Fumaça e Itaúnas têm limite de visitação de 100 pessoas por dia, das 8h às 16h. Não é necessário agendamento e o controle de acesso é pela ordem de chegada.

O público visitante deve seguir as etiquetas sanitárias contra o novo coronavírus, usando máscaras, levando o próprio recipiente para beber água, além de álcool 70% para realizar a higienização das mãos com frequência. Pessoas que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19 devem evitar a visitação ou acessar em horários de menor lotação.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) readequou a infraestrutura de funcionamento nos parques para atender aos protocolos exigidos pelo Governo do Estado. Uma ressalva é que todos ficarão com o centro de visitantes fechados para evitar aglomerações.

Leia mais

Leia também