Parque Estadual de Itaúnas e APA Pedra do Elefante recebem visita técnica do Iema

Compartilhe

 

O Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, e a Área de Proteção Ambiental (APA) Pedra do Elefante, em Nova Venécia, receberam, nesta semana, um grupo de servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A visita técnica possibilitou aos servidores do Iema ver de perto a realidade das Unidades de Conservação (UCs) e dialogar com pessoas das comunidades do entorno.

“Ouvimos as demandas e apresentamos ações para os locais, como o desenvolvimento dos planos de manejos. Essa foi uma oportunidade de ver de perto a realidade de cada lugar, observando o que evoluiu e as novas demandas desde a nossa última visita”, destacou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza, que participou das agendas e ressaltou a importância de reforçar o pertencimento das comunidades e a sinergia dos diversos atores, em busca de um desenvolvimento mais sustentável nas UCs.

Em Itaúnas, além do momento de diálogo com os servidores do parque, foi realizada ainda a vistoria e avaliação nas trilhas do Tamandaré e do Pescador, e na Trilha de Itaúnas, inaugurada em novembro do ano passado, durante as comemorações de 30 anos do parque. Houve ainda um bate-papo sobre a integração com empreendedores do ecoturismo na busca de melhores alternativas para a área.

Já na APA Pedra do Elefante, foi realizada uma roda de conversa com a comunidade local. Os moradores da região puderam ouvir as ações em curso para a APA e foram orientados sobre a criação do conselho consultivo da unidade de conservação. Na ocasião, também foi realizada uma visita à famosa gameleira, árvore centenária de, aproximadamente, 15 metros de altura, com raízes que chegam a 1,80 metros.

Participaram da visita também o gerente de Recursos Naturais do Iema, Rodolpho Torezani, e a coordenadora do Escritório Local de Processos e Inovação (ELPI), Maria Aparecida Sodré.

Leia também

Dia D da Busca Ativa Escolar de Nova Venécia acontece às quintas-feiras

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), seguindo o cronograma do Dia...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem aumento nesta terça-feira (5)

A cotação da arroba do boi gordo começou a terça-feira (5) com alta de 3,24% e o produto...

Ministério da Economia e Enap vão premiar municípios empreendedores

Os municípios que se destacam pelo empreendedorismo podem receber uma premiação pelas ações na área para incentivar novas...

Moradores lamentam situação do esporte em Ecoporanga: “vacas e cavalos pastando dentro do campo”

  A imagem que um morador do distrito de Joassuba registrou dentro do campo de futebol “Jaime Matos” é...

Repórteres da Globo que viralizaram após declaração de amor se casam no Rio

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Repórteres da Globo que viralizaram após uma declaração pública de amor e que...

Câmara aprova Plano Nacional do Esporte

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28) o projeto de lei que cria o Plano Nacional do...

Falcão é o novo responsável pela carreira do Luva de Pedreiro

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - Falcão, um dos maiores nomes da história do futsal, é o novo responsável...