Parque Estadual Cachoeira da Fumaça realiza Curso de Condutores Ambientais

Compartilhe

O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, localizado nos municípios de Alegre e Ibitirama, está realizando o Curso de Condutores Ambientais. A formação visa a capacitar pessoas para atuar prestando serviço de condução ambiental nas trilhas do Parque e em outras áreas naturais protegidas.

O curso começou na última semana e vai ter duração de seis meses, com 14 encontros durante o período, totalizando 100 horas de capacitação. Ao todo, são 20 participantes. “A capacitação é uma oportunidade de geração de renda para os participantes, já que o ecoturismo é uma atividade crescente em todo o Estado e, cada vez mais, demanda serviços especializados”, destacou Leoni Contaifer, gestor do parque.

Após a capacitação, os novos condutores vão poder se cadastrar para atuar no parque e também poderão prestar serviços em outras unidades de conservação estaduais e áreas naturais. “Para isso, basta que realizem complementações sobre os locais de interesse, conforme solicitado pelas respectivas administrações”, explicou Leoni Contaifer.

O conteúdo do curso segue a instrução normatiza nº 007/2017, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que estabelece normas e procedimentos para a prestação de serviços de visitação e turismo realizados por condutores ambientais locais, nas Unidades de Conservação do Estado do Espírito Santo.

A iniciativa é fruto de uma condicionante ambiental, que cobriu os custos do curso, como a contratação de coordenador/articulador, transporte e alimentação dos participantes. “Com isso, o curso também é um canal de geração de renda para moradores do entorno e empresas locais, envolvidos na prestação de serviços durante sua duração”, completou o gestor do parque.

A aula inaugural, realizada no último sábado (30), contou com a presença e apresentação das empresas parceiras, além de conteúdos sobre a Unidade de Conservação e Instrumentos Legais de Gestão do Meio Ambiente.

 

Leia também

Jogadores do Santos de Barra de São Francisco iniciaram atividades

Os jogadores do Santos de Barra de São Francisco, iniciaram na manhã desta segunda feira (23), realizando trabalhos...

Bia Ferreira é vice-campeã mundial após derrota para norte-americana

Não foi desta vez. Na decisão do título mundial  na categoria até 60 quilos, a brasileira Beatriz Ferreira...

Motociclista morre após bater em bicicleta na BR-101, no Sul do Espírito Santo

  Agnaldo Souza Rocha morreu em acidente na BR-101, em Itapemirim, ES — Foto: Reprodução/redes sociais Um motociclista morreu após...

Futsal Masculino e Feminino Juvenil de Barra de São Francisco se destacam no primeiro dia da fase regional dos JEES

Assim como na fase municipal, abertura da fase regional aconteceu no ginásio de esportes Antônio Valli A segunda-feira, 16,...

Motorista embriagado bate em muro de chácara e acaba preso pela PM

Um jovem foi detido após dirigir embriagado e bater no muro de uma chácara, na manhã desta terça-feira,...

Cursos do Sesi/Senai abrem caminho para polo de confecção em Barra de São Francisco

O Sesi/Senai de São Mateus deu o pontapé inicial dos primeiros cursos na área de Costura em Barra...

Daniel Comboni de Ecoporanga é campeã de handebol infantil em Barra de São Francisco

Em um jogo eletrizante, a equipe da escola Daniel Comboni de ECOPORANGA sagrou-se campeã dos jogos escolares regional...