Pandemia deve alcançar muitos bairros da periferia do Espírito Santo ainda nesta semana

Ainda nesta semana, e ao longo da próxima, a pandemia do novo coronavírus deve alcançar muitos bairros da periferia do Espírito Santo. O alerta foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em coletiva de imprensa virtual na manhã desta terça-feira (5).

“O ritmo da pandemia cresceu em todo o País. O vírus foi importado e chegou com prevalência maior nas classes A e B. Porém, com a transmissão comunitária atingiu a periferia.

O fato concreto é que a covid-19 já alcançou os bairros populares e caminha, nesta semana e na próxima, para mais casos em bairros populares, principalmente de Vila Velha e Cariacica. Isso é um alerta”, destacou o secretário.

Ele lembra que na cidade de Serra e em Vitória já há uma uma transmissão comunitária sustentada nos bairros periféricos. “Em Vila Velha, ainda há uma concentração maior nos bairros de classe média alta. Porém, a transmissão para a periferia da cidade é um alerta e, por isso, o isolamento social deve ser intensificado para que haja a ruptura do processo de transmissão”, afirmou.

Fernandes explicou que esse fenômeno é natural neste momento em todo local onde haja casos de covid-19. Por isso, o governo do Estado vai monitorar migração da doença para os bairros populares.

PUNIÇÃO

O secretário de Estado da Saúde informou, ainda, que estão previstas penalidades para quem não respeitar as medidas de distanciamento. “Estamos sendo estudadas formas para que as forças policiais possam avançar nessas penalidades, mas queremos contar com a população para que as medidas penais não sejam necessárias. Precisamos que todos respeitem as normas”.

Segundo o secretário, a taxa de isolamento social em todo o Espírito Santo varia de 48% a 50%  e o ideal seria acima de 55%.

Fonte: folhavitoria

Leia mais

Justiça nega liminar e escolas vão ter de dar desconto de até 30% nas mensalidades

A Justiça recusou, na tarde desta sexta-feira (26),...

Brasil trabalha no desenvolvimento de teste para detectar coronavírus em um minuto

Ministro Marcos Pontes acompanha trabalho dos cientistas no INTC TeraNano, em Uberlândia (MG). Instituto é responsável pela técnica...

Governo Federal edita MP com medidas para o setor portuário

A medida altera a forma de escalação dos trabalhadores avulsos, que realizam operações de carga e descarga nos...

Diário Oficial completa 130 anos com lançamento de novo Caderno

Neste sábado, dia 23 de maio, o Diário Oficial do Espírito Santo completará 130 anos de...

Leia também

Salário dos servidores da Educação será liberado nesta sexta-feira (03)

Na semana passada a Prefeitura de Nova Venécia...

Só no Norte do ES, Polícia e MP identificam 4 mil pessoas que receberam diploma falso

O Ministério Público (MPES) e a Polícia Civil do Espírito Santo estão investigando quadrilhas especializadas na emissão de diplomas falsos no estado. Apenas na região...

Polícia Civil e Ministério Público investigam quadrilhas especializadas em emissão de diplomas falsos no Espírito Santo

O Ministério Público (MPES) e a Polícia Civil do Espírito Santo estão investigando quadrilhas especializadas na emissão de diplomas falsos no estado. Indícios apontam que...

MP e polícia fazem buscas em investigação sobre compra de testes de coronavírus

Operação cumpre mandados também em 7 estados. Suspeita é que material de baixa qualidade que pode dar falso resultado negativo tenha sido adquirido com...