A Arquideolica Eliany da Salvia, realizou atividades de educação patrimonial no último dia 10/05, com os alunos da escola municipal Barra do Itaperuna com o tema Arqueologia e Patrimônio Cultural. Estas atividades estão inseridas dentro do processo de licenciamento ambiental, quando então se realiza o levantamento de campo arqueológico, deve-se promover tais atividades, que, geralmente acontecem com os alunos da escola pública, preferencialmente municipal.
Tais atividades são inseridas em um projeto apresentado e aprovado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Estas informações são importantes para que seja publicado. Desta forma, no âmbito do licenciamento ambiental da Guidoni Rochas Ornamentais, da Dallas e da Quatrus, que se encontram a aproximadamente 5 km desta escola, e, como estavam fechadas devido à pandemia, somente agora pode ser realizado.
Desta forma, a atividade consistiu em: uma palestra sobre Arqueologia e Patrimônio Cultural, distribuição de cartilha sobre o mesmo tema no Estado do Espírito Santo e uma prática arqueológica que foi a reprodução de algum dos vestígios arqueológicos contidos na cartilha.
A Arquideolica Eliany Salaroli La Salvia e Rodolpho Ferreira de Aquino, da Arkeos Consultoria Ltda, de Ouro Preto/MG, realizaram o levantamento de campo e as atividades de educação patrimonial.