Painel sensorial voltado ao público infantil é instalado no CRE de São Mateus

Compartilhe

O Centro Regional de Especialidades (CRE), em São Mateus, ganhou um novo equipamento que tem ajudado a entreter crianças que passam diariamente pelo local para se consultar: o painel sensorial. O material, desenvolvido por profissionais da unidade, tem feito sucesso entre os pequenos.

Segundo a idealizadora do painel, a psicóloga da unidade Rayanne Suim, a ideia surgiu com a observação doa dia a dia do serviço, uma vez que o Centro recebe muitas crianças para consultas. “Achei que seria um instrumento interessante para que as crianças pudessem brincar e ter um incentivo. A proposta é que elas possam, com apoio do painel, se comunicar, se expressar e interagir com outras crianças. O objeto proporciona o contato com materiais que elas podem manusear e ampliar sua percepção”, explicou. 

A construção do painel se deu com materiais disponibilizados e já em desuso do próprio CRE e, desde a sua instalação em abril deste ano, a profissional relata que percebeu mudanças na interação do público infantil.

“Antes do painel, muitas crianças ficavam na sala de espera mexendo no celular. Depois da instalação do equipamento, elas encontraram uma nova forma de brincar e de interagir com o outro, acabam conversando com as demais crianças e criando uma rede com outros pais”, disse a psicóloga Rayanne Suim. 

Com o sucesso da atividade, a profissional destaca que novos painéis devem ser produzidos futuramente, enquanto viabilizam uma brinquedoteca no CRE para as crianças.  “O adulto já entende, mas a criança, em muitos casos, associa o jaleco branco e todo espaço branco a coisas ruins, como injeção ou remédio, e quando ela chega nesse ambiente com o painel colorido, acredito que passa a perceber que tem algo que é feito para ela. Isso é uma forma de fazer com que se sinta pertencente ao espaço. Faz o local ficar menos adulto e mais lúdico”. 

E quem confirma o sucesso da atividade é a usuária Weslane Pereira, mãe de Cauã e Camila. “Eu já trazia meus filhos, mas depois que colocaram o painel, toda vez que venho, eu sempre elogio. Estou apaixonada. O painel, além de despertar a parte sensorial das crianças, é uma distração para o período em que estão aguardando para serem consultadas”, afirmou a mãe.

 

Leia também

Festa do Produtor Rural de Jaguaré começa nesta quinta-feira (30)

  Começa nesta quinta-feira (30), a 29ª Festa do Produtor Rural de Jaguaré e a 4ª Feira de Agronegócios. O...

Sopão Popular serviu 4.306 refeições em um mês

Inaugurado no dia 25 de maio de 2022, pela prefeitura de Barra de São Francisco, o Programa Refeição...

Moradores lamentam situação do esporte em Ecoporanga: “vacas e cavalos pastando dentro do campo”

  A imagem que um morador do distrito de Joassuba registrou dentro do campo de futebol “Jaime Matos” é...

Nota à imprensa e à população capixaba

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) informa que houve um equívoco, nessa quinta-feira (30), na apresentação dos dados referentes...

Bolsonaro diz que vai recriar Ministério da Indústria, caso seja reeleito

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira (29) que, se for reeleito, vai recriar o Ministério da Indústria....

Número de estupros de LGBTQIA+ cresceu 88% em 2021

Os crimes de estupro contra a população LGBTQIA+ cresceram 88,4% entre os anos de 2020 e 2021, revelou hoje (28)...

INDICADORES: Preço do café arábica cai nesta terça-feira (5)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a terça-feira (5) com queda de 0,36% no preço...

Morte da jornalista Maria Nilce: relembre o crime marcante de 1989

    Jornalista Maria Nilce foi morta em 1989 — Foto: TJES/Divulgação A jornalista Maria Nilce foi assassinada a tiros em...