Painel de Monitoramento auxiliará na tomada de decisões em relação à Covid-19

Lançado pelo Ministério da Educação (MEC), o Novo Painel de Monitoramento do Coronavírus é uma plataforma virtual que fornece informações em tempo real sobre as ações e as iniciativas em desenvolvimento na Educação Básica, Superior e Tecnológica durante a situação de emergência em saúde de Covid-19. A atualização do painel é feita pelas próprias instituições de ensino.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Ministério da Educação em parceria com a Rede Data Science BR (DSBR), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Tem como objetivo auxiliar gestores municipais e estaduais de educação e diretores de escolas na tomada de decisões.

“Nosso compromisso é apoiar ações para que todos os alunos tenham acesso às escolas, universidades e institutos federais reabertos, e estamos criando condições para uma nova realidade, um misto de aulas presenciais e remotas, que é o ensino híbrido”, ressaltou o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Painel de Monitoramento

A plataforma está dividida em dois grupos: Rede Federal de Ensino e Educação Básica.

O painel da Rede Federal de Educação traz, por exemplo, dados epidemiológicos da Covid-19 no país, dados sobre inclusão digital, informações para retorno das atividades nas instituições federais de ensino e ações de enfrentamento da doença. Também traz referência sobre a formatura antecipada por região e curso de graduação.

Já o Painel de Monitoramento da Educação Básica, fornece informações sobre o número de alunos matriculados e de escolas no país e elementos que retratam a evolução da doença com uma periodicidade semanal e mensal. Tudo para auxiliar os gestores na tomada de decisão e elaboração de políticas públicas.

Os dados também podem ser utilizados em estudos técnicos e pesquisas científicas.

Relatório de ações em resposta à Covid-19

Também, nessa quarta-feira (5), o Ministério da Educação divulgou o Relatório de Atividades: Ações do MEC em Resposta à Pandemia de Covid-19. O documento traz todas as medidas tomadas pela pasta, de março de 2020 a fevereiro de 2021, para reduzir os efeitos causados pela doença em todo o país. Informa ainda sobre ações previstas para o ano de 2021.

“O Ministério da Educação empreendeu esforços na promoção de inúmeras ações que constam deste relatório para mitigar os efeitos da crise sanitária. É importante reforçar nosso compromisso em realizar um trabalho sério, responsável e focado para promover a coordenação e articulação com os demais atores do setor educacional; prover soluções para problemas históricos de nossa educação; e formular, implementar, monitorar e avaliar políticas educacionais de qualidade para promover o incremento do desempenho de alunos e instituições nas avaliações educacionais nacionais e internacionais”, afirmou o ministro da Educação.

Entre as ações presentes no relatório, estão:

– Programa de Inovação Educação Conectada, com o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica;

– Formação continuada de professores;

– Projeto Norte Conectado, para levar internet, por meio de fibra óptica subfluviais, a diversos municípios da região.

– Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica. O documento contém normas técnicas de segurança em saúde e recomendações de ações contra evasão escolar; e

– Programa Nacional de Alimentação Escolar no Retorno Presencial às Aulas Durante a Pandemia da Covid-19;

“A educação é responsabilidade da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e da sociedade civil. O Ministério da Educação reafirma o seu compromisso de continuar trabalhando para a superação dos desafios atuais e históricos da educação brasileira, em articulação com todos os atores”, finalizou o ministro da Educação.

Acesse o Novo Painel de Monitoramento do Coronavírus

Acesse o Relatório de Atividades: Ações do MEC em Resposta à Pandemia de Covid-19

Painel de Monitoramento auxiliará na tomada de decisões em relação à Covid-19

O painel traz, por exemplo, informações para retorno das atividades nas instituições federais de ensino.


Leia mais

Leia também