Pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial começa no sábado

Pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial começa no sábado

O saque em dinheiro tem início em 18 de julho e vai até 19 de setembro
– Foto:
Agência Brasil

A terceira parcela do auxílio emergencial, no valor de R$ 600, começa ser depositada nas contas da poupança social digital neste sábado (27). Esse primeiro lote vai atender 31 milhões de pessoas que receberam a primeira parcela até 30 de abril. O saque em dinheiro tem início em 18 de julho e vai até 19 de setembro, de acordo com a data de nascimento.

O calendário de pagamento da terceira parcela do auxílio pago pelo Governo Federal foi detalhado nesta sexta-feira (26) pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Ele explicou que há um esforço crescente para fazer o recurso do auxílio emergencial chegar à população de forma rápida e com segurança. “Muito importante que tenhamos esse equilíbrio entre pagar o mais rápido possível e preservar as vidas via redução de filas. Com o pagamento digital, já conseguimos acelerar ao máximo os pagamentos”, disse.

No sábado também será feito o pagamento de novo lote da segunda parcela para 8,7 milhões de beneficiários e também para 1,1 milhão de pessoas que têm direito a primeira parcela.  

Terceira parcela

Do dia 27 de junho até o dia 4 de julho a terceira parcela do auxílio será depositada nas contas da poupança social digital para pagamento de contas, boletos e compras por meio do cartão de débito digital. O depósito é feito de acordo com o mês de aniversário.

O primeiro grupo é dos nascidos em janeiro e fevereiro que receberam a primeira parcela até o dia 30 de abril e não são beneficiários do Bolsa Família.

Para quem quer fazer saque em dinheiro, os pagamentos vão de 18 de julho até 19 de setembro. O pagamento começa pelos beneficiários nascidos em janeiro.

Segundo o presidente da Caixa, a expectativa é que no pagamento dos próximos lotes, 60% do volume de recursos seja gasto antes da liberação do saque. “Não podemos acelerar esse calendário em relação a permissão do saque, senão, certamente teremos aglomerações e, nesse momento de pandemia, é uma cosia inaceitável”, explicou.

Os beneficiários do Bolsa Família seguem um calendário diferente. Para esse grupo, o pagamento da terceira parcela está sendo finalizado em 30 de junho.

Balanço 

O total repassado aos beneficiários do auxílio emergencial já totaliza R$ 90,8 bilhões, desse o dia 9 de abril, quando teve início o pagamento. “Um valor sem precedentes. Ao redor de três vezes o valor anual do Bolsa Família pago até hoje”, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. 

Até agora, 64,1 milhões de brasileiros já foram beneficiados. Segundo Guimarães, esse número vai aumentar já que o governo vai iniciar o pagamento da primeira parcela do benefício para 1,1 milhão de novos aprovados.

O auxílio emergencial tem 108,4 milhões de pessoas cadastradas. Desse total, 106,3 milhões de pedidos foram processados. Até agora, 42,2 milhões de pessoas foram consideradas inelegíveis. Ainda há 2 milhões de pedidos em análise e 1,3 milhão em reanálise.

Leia mais

Ferramenta permite consultar ações de logística do Governo Federal contra a Covid-19

“Toda essa mobilização é para que possamos continuar servindo e ajudando a salvar vidas. É para isso que...

Megalote de restituição do IRPF será aberto para consulta nesta terça-feira

A Receita Federal abre nesta terça-feira, 23, a partir das 9h, as consultas ao segundo lote do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020, relativo ao...

PM de Barra de Barra de São Francisco leva mais segurança a quem faz caminhadas na Av. Carlos Valli

O 11° BPM reconhece a importância da constante interação entre policia militar e comunidade. Fazendo-se presente em qualquer lugar e a qualquer tempo. Diariamente policiais...

Bayer confirma instalação de centro de distribuição de medicamentos no Espírito Santo

Em reunião com o governador Renato Casagrande e representantes da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), o grupo farmacêutico Bayer confirmou, na manhã desta terça-feira, 23,...

Leia também

Confira as vagas de emprego abertas em Barra de São Francisco, Nova Venécia e outras cidades do ES

A semana começa com diversas vagas de emprego e várias cidades do Espírito Santo. Os interessados em empregos precisam criar, na unidade do Sine, um...

Caixa deposita saque emergencial do FGTS para os nascidos em fevereiro

A Caixa inicia nesta segunda-feira, 29, o pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para trabalhadores nascidos em fevereiro. O...

Homem em situação de rua morre carbonizado em Vitória

O crime aconteceu na noite deste domingo na avenida Robert Kennedy, em Itararé. O homem estava dormindo quando um suspeito ateou o fogo sobre...

7ª morte por Coronavírus é registrada em Barra de São Francisco

A prefeitura de Barra de São Francisco divulgou na noite deste domingo, 05/07/2020, que foi registrada a 7ª morte provocada pelo Coronavírus no município. De...