Padre Enizael fala sobre celebração de Corpus Christi

Compartilhe

 


Procissão, confecção de tapetes e missa marcam programação católica em Nova Venécia


Reportagem: Cintia Zaché, Rede Notícia

As Paróquias São Marcos e Santa Rita de Cássia realizam solenidade de Corpus Christi, nesta quinta-feira às 17h, no Ginásio de Esportes, com programação comandada pelos padres Enizael, Jaymir e Welligton.

Após a missa será a vez da tradicional procissão, que sairá do Ginásio, indo até ao palco montado na Praça Adélio Lubiana. Durante o trecho, fiéis irão passar pelos tapetes confeccionados pelos católicos, um trabalho artesanal e popular. “Serão cerca de 500 metros de tapetes, que serão confeccionados por voluntários. Os tapetes coloridos serão produzidos de serragem, flores, sal grosso, pó de café, tampinhas e outros materiais”, explica a secretária da Paróquia, Margarida Maria Vialle.

Após, grupos musicais das comunidades vão se apresentar na praça, local que terá empreendedores da Feira de Sabores e Artes, comidas e bebidas, além de brinquedos infantis.

Além das paróquias, o evento conta com a participação da Federação das Associações de Moradores de Nova Venécia e Associação Municipal de Empreendedores.

Lembrando que, como forma de prevenção da Covid-19, durante a celebração e a procissão, será necessário o uso de máscara e na entrada do Ginásio de Esportes haverá higienização das mãos.


“Para nós católicos, a solenidade de Corpus Christi se reveste de uma especial alegria, porque para nós, a Eucaristia é o centro da nossa fé, uma vez que ela reflete todo mistério da salvação, que nos foi revelado por Jesus Cristo, no mistério da sua paixão, morte, ressurreição e ascensão. A Santíssima Eucaristia tona-se esse prolongamento da presença de Deus no meio do seu povo. Antigamente, no Antigo Testamento, Deus caminhava com o povo nas tábuas da lei, onde ia com o povo, morando com o povo em tendas, e com tempo, foram sendo construídos os templos, ficando como lugar dessa presença continua de Deus na vida do povo. Com a encarnação de Jesus, o filho eterno do Pai, essa presença de Deus ganhou também uma nova dimensão, uma nova realidade, e, quando nós celebramos a Santíssima Eucaristia, nós manifestamos a nossa fé nesse Deus que nos salva e caminha conosco, e que se faz presente em nossa vida. A Eucaristia se torna um momento de experiência, de encontro com o ressuscitado. A Eucaristia é a presença real de Jesus, é corpo, a alma e o sangue do nosso salvador. Uma vez por ano, vamos às ruas mostrar essa fé, e os fiéis são assim, convidados a participar dessa manifestação, com devoção, amor e carinho, aí é a história dos tapetes, o significado. Claro que nos recordando também, que o povo de Deus é sempre um povo peregrino. Quando Jesus entrou em Jerusalém, às vésperas de sua Paixão, Ele foi acolhido como rei, e o povo estendia seus mantos, os ramos nas mãos, para que Jesus pudesse passar. Jesus é o rei do universo, da nossa vida, e nós quando preparamos nossos tapetes para passar como Jesus Eucarístico, manifestamos nossa fé, nossa crença, que Jesus presente na Eucaristia, é nosso rei. A festa de Corpus Christi é o momento que a igreja católica tem para manifestar em culto público, Jesus Eucarístico, e também, uma oportunidade para compreendermos o significado profundo de Jesus Eucarístico no meio de nós”
Padre Enizael


Corpus Christi

“Corpus Christi” é uma expressão em latim, idioma até hoje em voga nos ritos católicos, que significa “corpo de Cristo”. A data também é conhecida como “Corpus Domini” (“corpo do Senhor”, em português). A festividade tem o objetivo de celebrar, publicamente, a eucaristia —sacramento católico que relembra a Última Ceia. No Dia de Corpus Christi, a Igreja Católica, no mundo inteiro, celebra o Mistério da Eucaristia e o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A data é sempre comemorada numa quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando a Igreja diz ter tido início a instituição deste sacramento na última ceia de Jesus

Leia também

MORTALIDADE INFANTIL: Espírito Santo registra taxa de 10,7 mortes de crianças por mil nascidos vivos

O Espírito Santo registrou, em 2019, 10,7 mortes de crianças por mil nascidos vivos, segundo dados do Ministério...

Hortões entregam legumes e verduras para Apae, Centro de Apoio Alimentar e Refeição Amiga

Os dois hortões municipais gerenciados pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) no Polo Municipal e em parceria com...

GOIÁS: Mesmo com queda em 20 anos, taxa de mortalidade infantil no estado ainda é maior do que média nacional

Apesar de registrar queda em 20 anos, a taxa de mortalidade infantil em Goiás ainda é maior do...

MORTALIDADE INFANTIL: DF tem menor taxa no País; mas problema persiste

O Distrito Federal registrou 8,5 mortes de crianças por mil nascidos vivos em 2019. Apesar de ser a...

Presidente da Petrobras renuncia ao cargo

MÔNICA BERGAMO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, renunciou à presidência da...

Ataque a tiros deixa um morto e outro ferido em praia do ES

Um homem morreu e outro ficou ferido em um ataque a tiros neste sábado na Praia de Parati,...

Programa de Lula muda e dá destaque a Amazônia e Petrobras

CATIA SEABRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A nova versão das diretrizes do programa de governo da chapa...