No primeiro dia de lockdown em Barra de São Francisco no Norte do Estado, alguns estabelecimentos, como postos de combustíveis e padarias, abriram para o atendimento ao público, mas foram advertidos pela fiscalização e encerraram as atividades. As informações são do secretário de Saúde e vice-prefeito do município, Gustavo Lacerda.
De acordo com ele, os postos de combustíveis na cidade só podem atender a viaturas e ambulâncias, sendo vedado o atendimento do público.
O lockdown começou nesta quarta-feira (24) e tem duração de cinco dias. Nesse período, até mesmo, os supermercados não podem abrir as portas para receber clientes e o atendimento deve ser feito apenas por delivery.
“No início do dia algumas pessoas não estavam cumprindo o decerto, mas a fiscalização com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária foram até esses locais e agora estão cumprindo”, disse Lacerda.
A medida extrema para reduzir a circulação de pessoas nas ruas da cidade foi tomada após o hospital não ter mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria para pacientes com Covid-19 – a unidade serve de referência na região e recebe ainda pacientes de municípios vizinhos, como Água Doce do Norte, onde também foi decretado lockdown.
“Temos um hospital estadual com uma UTI com 10 leitos e todos eles ocupado com pacientes de Covid e 18 leitos de enfermeira e 24 pacientes no pronto socorro aguardando por leitos. De ontem (23) para hoje (24), conseguimos 10 transferências para hospital da rede estadual, tinha mais de 30 pacientes de enfermaria e ainda tem 8 requisições de pacientes para UTI”, revelou o secretário.
Barra de São Francisco é apontada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) como um dos primeiros locais onde a variante inglesa B.1.1.7 do coronavírus foi identificada no Espírito Santo.
Lacerda informou que as equipes de saúde da cidade tentam identificar cerca de 20 pacientes ativos diagnosticados com essa variante.
“Conseguimos localizar hoje 14 pacientes e marcamos o teste para familiares e contatos desses pacientes para quinta (25) e sexta (26)”, informou ele.
De acordo com os dados do Painel Covid-19, da Sesa, Barra de São Francisco tem, até a noite desta quarta, 2.875 casos confirmados de infecção pelo coronavírus e 89 mortes. Já a quantidade de pacientes curados é de 2.429.
Polícia Militar divulga balanço das primeiras horas do decreto em Barra de São Francisco
O Capitão Prates, do 11º BPM de Barra de São Francisco, divulgou balanço por volta das 12 horas, desta quarta-feira (24), sobre o Decreto municipal n° 045-A/2021, da prefeitura francisquense e do governo do Estado. O relato sumário das ações empreendidas ocorreu na manhã desta quarta-feira a partir das 07h30.
“Nesta data demos início as ações de cumprimento do Decreto n° 045-A/2021. Foi priorizado de imediato o setor comercial da sede de Barra de São Francisco, com abordagens à estabelecimentos comerciais proibidos de abrir, regulação de serviços permitidos e orientação de profissionais autônomos”, disse Prates.
“Neste momento a sede do município encontra-se com o tráfego de veículos e pedestres reduzidos ao menor nível desde o início da pandemia. Estaremos verificando denúncias de descumprimento pontual das restrições e expandido as ações para distritos, rodovias e área rural do município”, informa Prates.
“A ação matutina contou com agentes de fiscalização da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria da Fazenda, Vigilância Sanitária, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Continuaremos atuando”, encerra o Capitão Prates.
Ver
Veja também
“Jovens vão morrer em uma proporção não vista na pandemia”, diz Nésio Fernandes
Hospital entra em colapso e o caos está instalado em Nova Venécia. Prefeito pode decretar lockdown
Casagrande e outros 15 governadores assinam carta pedindo volta de R$ 600 no auxílio emergencial
Polícia Militar divulga balanço das primeiras horas do decreto em Barra de São Francisco
Das 7 variantes do coronavírus no Espírito Santo, mais letal está em Barra de São Francisco
Covid-19: Barra de São Francisco iniciará vacinação de idosos de 75 a 79 anos
Covid-19: saúde de Barra de São Francisco irá atender até 8 da noite
Tribunal de Justiça define medidas para prevenção da disseminação da Covid-19
Barra de São Francisco tem lockdown e toque de recolher de amanhã até domingo
Prefeito de Água Doce do Norte decreta Estado de Calamidade em Saúde Pública
Fiscalização fecha comércios no primeiro dia de toque de recolher em Barra de São Francisco
TV Gazeta mostra situação de Barra de São Francisco na pandemia; vídeo
Enivaldo diz que abastecimento em postos de combustível também está suspenso
“ESTA IMAGEM REFLETE NOSSO REAL MOMENTO”, diz Mazinho do Hospital
Mãe e filha morrem vítimas da Covid-19 em um intervalo de 24 horas
Enivaldo pode decretar CALAMIDADE PÚBLICA DE SAÚDE e “fechar tudo” em Barra de São Francisco
Vereador de Barra de São Francisco abre mão do salário durante a quarentena
Mazinho registra movimento na feira livre de Barra de São Francisco; veja as imagens
Covid-19: novo decreto poderá manter o comércio de Ecoporanga aberto, mas com restrições