PAD realiza centenas de atendimentos em Vila Pavão

Compartilhe

Atendimentos nas dependências da Igrejona

 

 

 

Na passagem pelo município, no último fim de semana, dias 9 e 10/10, os profissionais do Programa de atendimento Dermatológico (PAD) realizaram 229 consultas, 964 crioterapias e 108 cirurgias.

O PAD é responsável por rastrear o câncer de pele em pessoas do interior do Espírito Santo.

O trabalho é realizado por professores, técnicos e discentes dos cursos de medicina e enfermagem em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a Associação Albergue Martim Lutero, Prefeitura Municipal, por meio da Secretarias de Saúde, paróquia local da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e voluntários.

Devido a pandemia do coronavirus, este ano algumas mudanças foram implementadas, entre elas, os agendamentos que foram feitos previamente através do Centro de Saúde do município, enfermeiras das áreas e pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Após a realização do agendamento, os pacientes passaram por uma avaliação com o objetivo de priorizar possíveis lesões que podem ocasionar o câncer de pele.

Recorde no número de atendimentos

Este ano o município bateu o recorde de atendimentos e cirurgias. Isso é explicado pelo fato do ano passado o programa ter sido interrompido em razão da pandemia.

Essa interrupção, segundo a coordenadora administrativa do programa, Vera Lúcia Dttmann Jarske, fez com que o número de lesões cancerígenas aumentasse muito na população. – Como a população do interior tem como principal referência o programa, infelizmente o quantitativo de lesões foi superior aos anos anteriores com o quadro de alguns pacientes tendo piorado inclusive. Nós vimos isso em idosos, jovens e até em algumas criançasque em muitos casos apresentaram mais de uma lesão, e isso é muito triste porque vai piorando de ano para ano, se não for tratado, contou.

A coordenadora elogiou o trabalho de triagem realizado pelos profissionais de saúde do município.  – Eles fizeram uma triagem muito eficiente. Foram direto ao foco da doença e praticamente 90% dos pacientes que foram direcionados ao programa passaram por procedimentos, por crioterapias, por cirurgias, ou consultados e medicados.     

Um centro cirúrgico todo ano é montado no interior da “Igrejona”, onde são realizadas pequenas cirurgias sempre que alguma lesão de pele no paciente é detectada. Os casos mais graves são encaminhados a hospital na Grande Vitória.

O PAD conta com uma estrutura composta de muitos profissionais qualificados e experientes. Integraram a equipe, cirurgiões plásticos, além de uma equipe de 40 acadêmicos de medicina,  enfermeiros, e motoristas que transportam o grupo e os equipamentos.

O programa completou neste ano 34 anos de atividade. Todo mês atende em uma cidade diferente.  São 11 municípios parceiros:  Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Itarana, Itaguaçu, Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra, Domingos Martins, Vila Valério, Pancas, São Gabriel da Palha e Vila Pavão, cidades que concentram as maiores comunidades de descendentes de europeus, onde predomina pessoas de pele clara, comprovadamente, os mais vulneráveis ao câncer de pele

Leia também

Operação da Sefaz apreende mais de R$ 1 milhão em bebidas sem notas fiscais

Uma fiscalização da Secretaria da Fazenda (Sefaz) apreendeu pouco mais de R$ 1 milhão em bebidas que estavam...

“Beira Rio receberá melhorias que vão surpreender a todos”, afirma Enivaldo dos Anjos

Na tarde deste domingo (15), o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, esteve vistoriando a...

Jaguaré recebe materiais esportivos do projeto Campeões de Futuro

  A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Esportes recebeu, nesta quarta-feira, 11, à noite, o...

Frio no Espírito Santo: próximos dias serão de tempo fechado e temperaturas menores

  Os próximos dias serão de tempo fechado e temperaturas menores no Espírito Santo, segundo o Instituto Capixaba de...

Gari do Ano será conhecido na feira gastronômica deste sábado, dia 14

  A novidade na edição da 11ª Feira Gastronômica e Artesanal Elza Braga, neste sábado, dia 14, no Centro...

Polícia Civil realiza mutirão para emissão de Carteira de Identidade em Montanha

  A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento de Identificação (DEI), realizou, no último sábado (07), um...

Prefeito e equipe da Educação visitam escola Família Agrícola de Barra de São Francisco

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, esteve nesta terça feira (10), por volta de...

Policiais civis de São Gabriel da Palha cumprem mandado de busca e apreendem arma de fogo

  A equipe da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha cumpriu, na tarde dessa segunda-feira (09), um...